II Seminário de Práticas em Educação e Saúde e I Simpósio da Cures acontecem em novembro

Postado em 18/10/2012 09h17min

Por Daiana Gomes Denardi

A Univates promove, nos dias 12 e 13 de novembro, o II Seminário de Práticas em Educação e Saúde e o I Simpósio da Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (Cures). A atividade é gratuita e voltada a alunos e professores dos cursos da área da Saúde e de outros campos do conhecimento da Univates, profissionais da rede de serviços conveniadas com a Cures, profissionais dos serviços dos municípios do Vale do Taquari, professores e estudantes de outras instituições e demais interessados.

A programação contará com apresentação e debates sobre os trabalhos realizados ao longo do ano pela equipe da Cures, em parceria com as equipes dos seus municípios parceiros, e discussão sobre os desafios e perspectivas do serviço-escola como espaço de formação em saúde. Os encontros acontecerão no auditório do Prédio 7 da Univates.

As inscrições de trabalhos científicos poderão ser realizadas de 1º de novembro a 20 de novembro, pelo site www.univates.br/eventos. Os trabalhos aprovados serão informados por e-mail a seus relatores e divulgados no site.

Os resumos podem ser apresentados nas modalidades experiências de estágio, experiências de interação ensino-serviço ou práticas em serviços-escola e seus impactos na atenção e na formação em saúde, contendo no mínimo 180 palavras e no máximo 270. Devem conter, também, de três a cinco palavras-chave e as referências bibliográficas devem seguir as normas da ABNT. Os trabalhos aprovados deverão ser apresentados como pôster eletrônico, com apresentação oral, em salas que serão informadas posteriormente.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5882.

Confira a programação:

Apresentadores

12/11/12 (Manhã)

8h45min

9h15min

Cures: quais os nossos desafios?

Olinda Lechmann Saldanha

9h40min

Constituindo equipes de cuidado: desafio e aprendizagens

Estagiários da Cures

10h20min

O acolhimento como espaço de escuta e construção de vínculos

Estagiários da Cures

10h40min

PTS – construção de vínculos e corresponsabilização

Estagiários e Profissionais das redes municipais

Debates e considerações sobre os trabalhos

11h40min

Avaliação e encerramento da manhã

12/11/12 (Noite)

19h15min

Redes de cuidado e a integralidade na atenção à saúde – estagiários e profissionais dos serviços – Ações com os municípios parceiros

Estagiários e profissionais das redes municipais

Debates e considerações sobre os trabalhos apresentados

20h30min

A interação ensino-serviço-comunidade e a formação em saúde

Estagiários e profissionais das redes municipais

21h10min

Debates e considerações sobre os trabalhos apresentados

21h50min

Avaliação e Encerramento das atividades do dia

13/11/12 (Manhã)

8h20min

Exposição e apresentação de pôsteres (comunicações orais)

O serviço-escola como espaço de formação em saúde: quais os desafios?

Dr. Giovani Aciolle (UFSCAR)

Dra. Vera Rocha (FNEPAS)

Dr. Ricardo Ceccim (UFRGS/EducaSaúde)

13/11/12 (Tarde)

13h30min

Grupos de Trabalho – que desafios e possibilidade o serviço-escola em interação com a rede promove na formação em saúde?

15h40min

Relatos dos grupos, debates e proposições

Avaliação e encerramento

Texto: Daiana Gomes Denardi