Concurso de Leitura em Língua Inglesa aprimora a aprendizagem do idioma

Postado em 26/10/2012 14h39min

Por Tuane Eggers

Nesta sexta-feira, dia 26, a Univates realizou o V Concurso de Leitura em Língua Inglesa, que contou com a participação de 133 alunos de 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental de sete escolas da região. A atividade buscou aperfeiçoar o ensino da leitura e estimular o gosto dos alunos pelo aprendizado da Língua Inglesa.

Conforme a coordenadora do evento, professora Isabel Scapini, cada vez mais os alunos estão aprimorando seus conhecimentos na leitura da Língua Inglesa, o que mostra o empenho dos professores no ensino do conteúdo. “Cada língua que se aprende é uma nova leitura do mundo que se faz”, destaca ela.

A primeira colocada da competição foi a aluna Rafaela Bruxel Moesch, do Colégio Cenecista João Batista de Mello, de Lajeado. A professora responsável foi Madelon Carine Buss. Já o segundo colocado foi o estudante Leonardo Bergamaschi, do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo, de Lajeado, sob responsabilidade do professor Moisés Boff. Em terceiro lugar ficou a aluna Helena Müller, do Colégio Madre Bárbara, de Lajeado. A professora responsável foi Eliséte Laste.

Segundo a professora Isabel, a avaliação levou em conta a pronúncia, a entonação e o ritmo da leitura. “Como o curso de Letras está focando na literatura em sala de aula, o texto da competição também abordou a literatura e foi extraído do livro 'The Adventures of Tom Sawyer', do Mark Twain, que é um clássico dessa área”, comenta. Os alunos premiados e seus respectivos professores levaram como premiação outros clássicos da literatura.

A atividade integrou o projeto de extensão em Tecnologia e Letramento Literário em Língua Inglesa, que existe na Univates desde 2008. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail projetoli@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5539.

Oficinas gratuitas promovem atualização de professores

Com o objetivo de promover a atualização dos professores de língua inglesa das escolas de Ensino Fundamental e Médio do Vale do Taquari, a Univates ofereceu a oficina gratuita “Tecnologia e Letramento Literário em Língua Inglesa, entre os meses de abril e outubro. O último encontro foi realizado nesta sexta-feira, dia 26.

A atividade contou com 13 professores participantes e abordou temas como Language and the Media, Language and Age e Language and Identity. O objetivo das aulas foi discutir aspectos teóricos que envolvem textos literários e cursos tecnológicos, refletindo sobre como a tecnologia pode contribuir para o ensino da língua inglesa em sala de aula.

Texto: Tuane Eggers

Atividade buscou aperfeiçoar o ensino da leitura e estimular o gosto pela Língua Inglesa

Tuane Eggers

Da esquerda para a direita: Leonardo Bergamaschi (2º lugar), Rafaela Bruxel Moesch (1º lugar) e Helena Müller (3o lugar)