Univates tem o melhor voleibol do país

Postado em 29/10/2012 08h41min

Por Marcus Staudt

Paraná – Um grito de campeão com uma sensação diferente das outras. Sentimento vivido pela equipe da Univates/Avates ao vencer os Jogos Universitários Brasileiros no sábado, dia 27, em Foz do Iguaçu, no Paraná, e levar pela primeira vez na história do cenário do voleibol a conquista do título por uma equipe gaúcha.

A taça do JUBS chegou até as mãos da capitã, Suélen da Silva, depois de uma trajetória de cinco partidas em cinco dias. O primeiro desafio da equipe da Univates foi na terça-feira, dia 23, em uma vitória de virada pelo placar de 3x2 contra a F.M.N. de Pernambuco, com parciais de 23x25, 21x25, 25x17, 26x24 e no tié break 15x10.

Já na quarta-feria, dia 24, o segundo resultado positivo, novamente de virada, também por 3x2, desta vez contra a Universidade Católica Dom Bosco, do Mato Grosso do Sul. Após o segundo resultado positivo na fase classificatória, a Univates garantiu a vaga antecipada na semifinal da competição.

Porém, a quinta-feira, 25, reservou o único resultado negativo das representantes do Rio Grande do Sul, com uma derrota para o time de Chapecó, de Santa Catarina, por 1x3, ainda pela fase classificatória.

Já a sexta-feira, dia 26 de outubro, marcou o reencontro da atacante Paula Mohr, com o restante do elenco. A jogadora que foi campeã do Sul-Americano pela Seleção Brasileira Juvenil na segunda-feira, 22, ajudou as gaúchas a vencerem as brasilienses da Universidade Católica de Brasília na semifinal com um 3x0, parciais de 25x16, 25x21 e 25x21.

No jogo que valia a passagem para grande decisão da competição, o primeiro set foi o menos disputado e as acadêmicas da Univates conseguiram manter a vantagem do começo ao final. No segundo set, o duelo ficou mais disputado, mas ao final as gaúchas foram superioras e fecharam com quatro pontos de diferença. No terceiro set, as brasilienses se mantiveram na frente até os 16 pontos, porém, as atuais tetracampeãs gaúchas conseguiram virar e fechar o jogo em 25x21. “Este foi o nosso momento, ali crescemos no jogo e ganhamos moral na competição. Mostramos toda a qualidade que este grupo tem”, salienta o comandante da equipe Rodrigo Rother.

No sábado, 27, foi a grande final do JUBS, entre Univates e Unip, de São Paulo. Depois de uma partida emocionante com grandes jogadas e um excelente nível técnico, a equipe do Vale do Taquari fechou o jogo e venceu o campeonato com um 3x1, parciais de 25x20, 20x25, 25x18 e 25x14.

Segundo Paula Mohr, o JUBS é um campeonato muito importante. “Podemos interagir com as atletas de outras modalidades e ver que não é só o vôlei que precisa crescer no Brasil”.

Entrevistados sobre o título inédito para o Rio Grande Sul conquistado pela Univates/Avates, o supervisor, Marcelo Sehn, e o técnico da Avates que está a serviço da Seleção Brasileira de Base, Juca Klein, destacaram: “Nós temos na Univates um grande corpo docente com destaque nacional, excelentes alunos com evidência em pesquisas e projetos de extensão, agora, também temos com a marca da instituição, o melhor time de voleibol universitário do Brasil.”, comemoraram.

As Olimpíadas Universitárias 2012 foram organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com a direção técnica da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e o apoio do Governo do Estado do Paraná e da Prefeitura de Foz do Iguaçu.

As equipes da Avates recebem o apoio do Colégio Martin Luther, Prefeitura Municipal de Estrela, Univates, Cooperativa Languiru, Academia Corpus, ASICS, Clínica Balestro, ICCILA, Liquitur Transportes e Nutricionista Gabriela Coelho.

Texto: Marcus Staudt