Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pesquisadores da Finlândia palestram sobre o projeto “Eco Cities”

Postado em 29/10/2012 21h08min

Por Tuane Eggers / Ana Paula Labres

Nesta segunda-feira, dia 29, a Univates recebeu os pesquisadores Pekka Huovila e Carmen Antuña Rozado, cientistas do VTT - Centro de Pesquisa Tecnológico da Finlândia, que ministraram uma palestra sobre o projeto “Eco Cities”. A atividade lotou o auditório do Prédio 11 e abordou projetos de construção sustentável implantados em diversas cidades do mundo.

No início da palestra, os pesquisadores falaram sobre sua trajetória e atividades relacionadas à sustentabilidade. Em sua terceira visita ao Brasil, os palestrantes explicaram sobre o Centro de Pesquisa e suas características. Trata-se de um centro público de investigação, fundado em 1942, que conta com a colaboração de quase três mil pessoas. Vinculado ao Ministério da Economia e do Emprego da Finlândia, o órgão sem fins lucrativos trabalha com diferentes públicos, como empresas e outras instituições de pesquisa.

Huovila e Carmen ressaltaram que o projeto “Eco Cities” conta com uma possibilidade de colaboração com o Brasil. Segundo a pesquisadora Carmen, as soluções sempre dependem de cada caso e da realidade local. Ela explicou que não é algo que foi desenvolvido na Finlândia e aplicado da mesma forma em todos os outros lugares, mas sim um projeto que avalia os problemas e as necessidades de cada ambiente.

De acordo com os palestrantes, o objetivo é utilizar toda a experiência adquirida nos países europeus e aplicá-la nos países emergentes, com suas diferentes realidades. Enquanto mostravam um mapa com as diversas fases do projeto, falaram sobre alguns países onde o projeto já foi implantado, como a China, a Rússia e a Zâmbia.

O projeto “Eco Cities” é uma experiência finlandesa baseada em décadas de pesquisa sobre diferentes aspectos da construção sustentável. O foco é ir cada vez mais em direção a comunidades sustentáveis, incluindo também avaliação de infraestrutura, economia e características sociais. As principais áreas do projeto são: planejamento urbano, infraestrutura urbana e habitação sustentáveis; participação e empoderamento dos cidadãos; e empregabilidade em negócios locais em torno da habitação sustentável.

 

Reitoria da Univates reúne-se com os pesquisadores

 

A Reitoria da Univates esteve reunida, nesta segunda-feira, dia 29, com os pesquisadores Pekka Huovila e Carmen Antuña Rozado. No turno da manhã, foi realizada uma reunião com a presença do reitor da Univates, Ney Lazzari; do pró-reitor Administrativo, Oto Roberto Moerschbaecher; do pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Pós Graduação, Claus Haetinger; do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, João Carlos Britto e do presidente da Fundação Vale do Taquari de Ensino Superior (Fuvates), Roque Danilo Bersch.

Em seguida, foi realizada uma visita guiada pelo câmpus de Lajeado e uma reunião com apresentação dos Programas de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (Mestrado e Doutorado) e de Biotecnologia (Mestrado); apresentação do Centro de Pesquisa Tecnológico da Finlândia (VTT); reunião de trabalho com os docentes e discentes dos programas de Pós-Graduação; e apresentação de projetos de pesquisa desenvolvidos na Univates.

O encontro continua nesta terça-feira, dia 30, com apresentação do Parque Tecnológico da Univates (Tecnovates); reunião de trabalho com pesquisadores que atuam em projetos do Parque Tecnológico e com empresas incubadas na Incubadora de Empresas da Univates, com ênfase nas áreas de energias renováveis e uso de fibras de celulose e estudos de possibilidades de estabelecimento de protocolo de intenções para firmar convênio entre a Univates e o VTT.

 

Texto: Tuane Eggers / Ana Paula Labres

Reunião com a Reitoria da Univates foi realizada na manhã desta segunda-feira

Ana Paula Labres

Tuane Eggers

Palestra abordou projeto de cidades sustentáveis

Tuane Eggers

Palestra abordou projeto de cidades sustentáveis

Tuane Eggers

Notícias Relacionadas