Palestra sobre saúde materna comemora o Dia do Enfermeiro

Postado em 10/05/2013 10h56min

Por Ana Paula Vieira Labres

Para comemorar o Dia do Enfermeiro, festejado em 12 de maio, e a 74ª Semana Brasileira de Enfermagem, a Univates realizou na noite desta quinta-feira, dia 09, a palestra “A autonomia das enfermeiras na atenção à saúde materna”, com a doutora em Enfermagem Ioná Carreno e com a doutora e professora titular da Escola de Enfermagem da Ufrgs Ana Lúcia de Lourenzi Bonilha.

Em sua fala, a professora Ioná, apresentou sua tese de doutorado, que fez uma análise epidemiológica da morte materna no Rio Grande do Sul no período de 10 anos. Segundo ela, a mortalidade é relacionada a mulheres saudáveis e jovens. “A mortalidade ocorre com mulheres em idade reprodutiva e além do impacto familiar, também tem impacto social e econômico”, destaca ela, ainda ressaltando que 92% dos óbitos que ocorrem no mundo são evitáveis.

A professora também abordou a questão da política internacional, assinada por vários países, que tem como um dos itens melhorar a saúde das gestantes e reduzir em 75% as mortalidades maternas. “Esta política encerra-se no ano de 2015 e esperamos que o número de mulheres mortas diminua ainda mais”, ressalta Ioná.

A palestrante Ana Bonilha falou sobre a forma de atenção da equipe de enfermagem para prevenção e promoção da saúde materna.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Ana Paula Vieira Labres