Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Visita de portugueses reforça parceria para mobilidade acadêmica e programas educacionais

Postado em 14/06/2013 17h36min

Por Tamara Bischoff

A Univates recebeu, nesta quinta e sexta-feiras, dias 13 e 14, a visita do presidente do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), de Portugal, Nuno André Oliveira Mangas Pereira, e do diretor da Escola de Educação e Ciências Sociais do IPL, Rui Manuel Neto e Matos. O objetivo do encontro foi reforçar a parceria com a Univates, mantida há 11 anos, e prospectar novas possibilidades de mobilidade acadêmica e programas educacionais entre as instituições.

No dia 13, os visitantes participaram de um tour guiado pelo Câmpus Lajeado, e à noite, de um jantar de confraternização que reuniu os membros da Reitoria da Univates, diretores de Centro, professores e alunos que já estiveram no IPL. Na ocasião, a gerente da Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (AAII) da Univates, Viviane Bischoff, ressaltou o momento de comemoração de uma longa e próspera parceria. “Parceria é a reunião de pessoas por um interesse comum. Nosso interesse, como instituições, é a construção de um mundo melhor por meio da educação, formando cidadãos melhores, capazes de transformar o mundo”, afirmou.

Na sequência, o presidente do IPL, Nuno André Oliveira Mangas Pereira, ressaltou que a parceria com a Univates é a mais antiga e significativa para o Instituto, acrescentando que as relações de amizade também favorecem esse bom relacionamento entre as universidades. “Como presidente do IPL, me sinto realizado ao ver as coisas acontecerem dessa maneira”, disse.

Em seu pronunciamento, o reitor da Univates, Ney José Lazzari, relembrou o início dos contatos com a instituição portuguesa e fez um agradecimento especial a todas as pessoas que trabalharam para que isso acontecesse. “Essas relações extrapolam os aspectos institucionais. Sem dúvida, o intercâmbio muda a vida das pessoas, e essas experiências de mobilidade acadêmica têm sido enriquecedoras”, destacou.

Na manhã desta sexta, dia 14, ocorreu uma reunião para discutir possibilidades de novas ações de parceria entre as duas instituições, incluindo intercâmbio de alunos e professores, projetos na área de graduação e pós-graduação. Na oportunidade, diretores de Centro e Reitoria apresentaram suas áreas de atuação e discutiram possíveis ações a serem desenvolvidas para ampliar a relação das instituições. Entre as propostas que serão estudadas estão editais da Capes que proporcionam a vinda de professores portugueses para lecionar no Brasil durante um período; oportunidades de mestrados conjuntos na modalidade “sanduíche”; interação entre as comunidades nas quais estão inseridas as instituições; realização de eventos em conjunto; cursos a distância entre outros.

No encerramento da reunião, o presidente da universidade de Leiria reforçou o convite para que os representantes da Univates visitem aquela instituição. “O IPL está de portas abertas para recebê-los. Será sempre um prazer tê-los conosco”, afirmou Pereira.

 

 

Texto: Tamara Bischoff

Presidente do IPL, Nuno André Oliveira Mangas Pereira (E), e reitor da Univates, Ney Lazzari

Tamara Bischoff

Reunião tratou de novas ações para ampliar a parceria

Tamara Bischoff

Jantar de confraternização reuniu alunos, professores, visitantes e reitoria

Tamara Bischoff

Reunião entre Univates e IPL ocorreu na manhã desta sexta-feira

Tamara Bischoff

Reitoria, direções de Centro, AAII e representantes do IPL

Tamara Bischoff

Durante confraternização,participantes ressaltaram importância da parceria entre as instituições

Tamara Bischoff

Representantes do IPL agradeceram apoio da Univates

Tamara Bischoff

Notícias Relacionadas