Professoras da Univates são selecionadas para Comitês Assessores da Fapergs

Postado em 17/06/2013 15h16min

Por Tuane Eggers

Na última sexta-feira, dia 14, foi divulgada a lista dos membros selecionados para os Comitês Assessores nas diversas áreas do conhecimento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). A professora Claudete Rempel foi escolhida titular no Comitê Científico, na área Interdisciplinar, enquanto a professora Madalena Dullius foi escolhida suplente na área de Matemática.

Conforme Claudete, na escolha dos membros para cada Comitê, foi utilizado o critério de compatibilidade dos perfis acadêmico-científicos e representação institucional e regional, levando em conta também as contribuições dos atuais coordenadores e/ou adjuntos. A professora já participa do Comitê Científico da área Interdisciplinar desde o ano de 2011, por indicação da coordenadora da área no momento, professora Juracy Saraiva.

Desde então, Claudete vem avaliando projetos encaminhados aos mais diversos editais da Fapergs. “Para mim é uma honra poder participar do Comitê, mas também uma grande responsabilidade, uma vez que há demanda sempre bem maior do que a disponibilidade de recursos do estado, portanto, a avaliação dos pedidos deve ser feita de forma muito criteriosa e com bastante atenção”, explica.

Já a professora Madalena ressalta que integrar o Comitê Assessor da Fapergs é muito importante por permitir participar do processo de avaliação das solicitações de apoio à pesquisa e à formação de recursos humanos. “Além disso, por poder analisar as solicitações de bolsas, auxílios, projetos, relatórios técnico-científico, bem como participar da formulação de políticas, programas e planos de desenvolvimento científico e tecnológico”, afirma a professora, citando ainda a possibilidade de recomendar ações de fomento e critérios de análise para as demandas da Fapergs.

Os membros foram propostos pela diretoria científica e diretora-presidente da Fapergs, Nadya Pesce da Silveira, a partir de indicações recebidas da comunidade científica, por exemplo, pró-reitores de Pesquisa e de Pós-Graduação, coordenações de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu recomendados pela Capes, direções, assessorias e coordenações de pesquisa dos Institutos e Fundações de Pesquisa do Estado e seções regionais das sociedades científicas, entre outros.

Texto: Tuane Eggers

Madalena Dullius (e) e Claudete Rempel