Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Integrante do Hebário Virtual Reflora visita Herbário do Vale do Taquari

Postado em 26/09/2014 16h48min

Por Nathália Braga

Pela primeira vez, a bolsista do projeto INCT-Herbário Virtual Reflora, vinculado ao Centro de Referência em Informação Ambiental (Cria), Flávia Fonseca Pezzini esteve, no último dia 24, no Herbário do Vale do Taquari (HVAT) da Univates. A visita serviu para aprimorar a qualidade dos dados disponibilizados por meio da rede speciesLink e fornecer suporte para a integração e disseminação dos dados. O momento ocorreu devido à parceria entre o INCT-Herbário Virtual da Flora e dos Fungos e o HVAT da Univates.

Conforme Flávia, integrar as informações botânicas do herbário HVAT na rede INCT-Herbário Virtual – autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – amplia o acesso aos dados depositados no sistema, fornecendo referências essenciais para o desenvolvimento de pesquisas científicas e para conservação da biodiversidade.
A coordenadora do HVAT da Univates, Elisete Maria de Freitas, considera que a visita seja uma oportunidade de melhorar a organização da coleção existente e de contribuir para o conhecimento da diversidade vegetal do Brasil, com dados corretos e precisos. “Agora podemos mostrar para a comunidade científica brasileira e internacional o que temos no herbário. É também uma oportunidade de divulgar nosso herbário, a Univates e a região do Vale do Taquari, tendo em vista que grande parte dos exemplares depositados no Herbário é proveniente de coletas realizadas na região”, destaca.

 

Saiba mais sobre o INCT-Herbário Virtual

O INCT-Herbário Virtual é uma rede nacional de coleções biológicas que disponibiliza dados de plantas e fungos de forma livre na internet. Mais de cem coleções nacionais e internacionais compõem a rede, disponibilizando quase 5 milhões de registros.

Mais informações podem ser conferidas pelo site do INCT-Herbário Virtual da Flora e dos Fungos, no link http://inct.florabrasil.net. Detalhes sobre a rede speciesLink estão disponíveis na página virtual www.splink.org.br e demais informações constam no site www.cria.org.br.


 

Texto: Nathália Braga

Flávia Pezzini (d) esteve pela primeira vez na Univates

Flávia Pezzini (d) esteve pela primeira vez na Univates

Notícias Relacionadas