Projeto social beneficia cerca de 150 pessoas no bairro Santo Antônio

Postado em 09/12/2016 13h12min

Por Tiago Silva

O projeto social Ações interdisciplinares de cuidado em saúde no bairro Santo Antônio – Lajeado/RS beneficiou cerca de 150 pessoas neste ano, entre atendimentos, oficinas e atividades diferenciadas. A iniciativa ocorre desde 2009. Bolsistas, professores e voluntários da Univates prestam auxílio em saúde a famílias do bairro, que são escolhidas para receber as visitas por intermédio da unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) local.

Neste ano, 100 pessoas da Instituição estiveram envolvidas no trabalho, que consiste em visitas semanais às famílias, momento em que são discutidos os casos clínicos e planejadas ações para as próximas visitas. Um pouco desse trabalho poderá ser conferido no dia 13 de dezembro na II Mostra Acadêmica do Projeto de Extensão Projeto Interdisciplinar (PI) e I Mostra Acadêmica do Projeto de Extensão Interfaces. Voluntários e bolsistas do projeto vão expor, no auditório e no hall do Prédio 16, trabalhos realizados no Santo Antônio, bairro com cerca de 5 mil habitantes.

O público poderá conferir que as ações desenvolvidas vão além da saúde. Em 2016, a oferta de atividades do projeto foi ampliada em relação ao que era realizado em anos anteriores. Entre as novidades estão oficinas realizadas em instituições parceiras e nova equipe de atendimento na Sociedade de Assistência à Infância e à Adolescência (Saidan). “As oficinas têm como objetivo ampliar o conhecimento da comunidade a respeito de cuidados em saúde, incentivando o autocuidado no processo de saúde e doença”, explica a professora Marilucia Vieira dos Santos, coordenadora do projeto interdisciplinar.

Na Saidan, foram realizadas ações de matriciamento com mães sociais da instituição e atividades integrativas com as crianças. “O trabalho veio a partir de uma demanda da própria instituição para trabalhar, além de questões de saúde, a formação pessoal das crianças e dos adolescentes que residem na Saidan e outras que moram no bairro”, conta Marilucia.

A ação interdisciplinar conta, principalmente, com a participação de alunos dos cursos das áreas de saúde e ciências sociais. Porém, a participação é aberta a acadêmicos de todas as áreas de formação da Univates. Para integrar o projeto, os alunos interessados podem entrar em contato com a coordenação do projeto, pelo e-mail projetosocial@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5591.

As apresentações de trabalhos

No auditório e no hall do Prédio 16, além da apresentação e exposição de trabalhos desenvolvidos na ação interdisciplinar realizada no bairro Santo Antônio, haverá uma mesa-redonda com Luís César de Castro, farmacêutico e professor na Univates, Priscila Pavan Detoni, doutora em Psicologia e professora da Univates, e Aline Lins Camargo, mestra em Ciências Médicas e docente na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

O tema da II Mostra Acadêmica do Projeto de Extensão PI e a I Mostra Acadêmica do Projeto de Extensão Interfaces é ​“Interlocução dos saberes para extensão em rede para a formação do estudante”. “É um momento de troca de experiência, com o intuito de ampliar o conhecimento acadêmico em relação às ações de extensão a serviço da comunidade”, explica a professora Marilucia.

As inscrições para participar do evento podem ser feitas no site www.univates.br/agenda/inscricoes.

Texto: Tiago Silva
Trabalho de assistência é desenvolvido desde 2009