Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Sem reajuste desde 2020, Consun aprova percentual para 2022

Postado as 25/11/2021 10:38:32

Por Nicole Morás

Lucas George Wendt

 

O Conselho Universitário (Consun) da Univates, formado por representantes da Reitoria,  do Diretório Central de Estudantes (DCE), da comunidade externa, dos técnico-administrativos e dos professores da Instituição, aprovou na última terça-feira, dia 23, o percentual de 8,5% para o reajuste das mensalidades de 2022 para cursos presenciais. O índice foi aprovado pelo Conselho de Administração da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates). O reajuste para os cursos de graduação na modalidade a distância ficou em 5,5%.

Em razão da pandemia, o último reajuste realizado pela Univates foi em janeiro de 2020. Nesse sentido, o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA)  acumulado nos últimos 24 meses é 15,01%, enquanto o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) acumulado no mesmo período foi de 25,60%. Se forem considerados os últimos 12 meses, o IPCA acumulou alta de 10,67% e o IGP-M fechou em 21,74% no mesmo período. 

O cálculo leva em conta o índice de inflação do ano e o orçamento necessário para atender a comunidade acadêmica. O reajuste passa a valer a partir de janeiro de 2022 para os cursos de graduação, sequencial, técnicos e de pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

Valor fica abaixo do previsto para a educação

Conforme divulgação do Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe), a previsão é que as escolas de ensino médio e fundamental aumentem as suas mensalidades em média em 9,8% para 2022. Já na previsão do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Instituições Comunitárias de Ensino Superior (Sindiman), esse índice deverá ficar próximo de 9% nas universidades comunitárias gaúchas.