Programa Professor do Amanhã oferta 46 bolsas integrais para curso de licenciatura em Letras na Univates

Postado as 26/02/2024 16:46:18

Por UNE

A Universidade do Vale do Taquari - Univates abriu inscrições para a seleção de candidatos a serem contemplados com bolsas de estudo do Programa Professor do Amanhã, do governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do Edital de Chamamento Público da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict). São ofertadas 46 bolsas de estudos para o curso presencial de licenciatura em Letras - Português e Inglês, sendo 14 vagas reservadas para a implementação de políticas afirmativas.

Além da bolsa integral que cobre os custos das mensalidades durante os quatro anos de duração do curso, os estudantes selecionados também irão ganhar uma bolsa permanência no valor de R$ 800,00 mensais.

Para participar, os candidatos devem ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública, preferencialmente, ou em instituições privadas na condição de bolsista integral; ou ser professor efetivo da rede pública estadual, ter pelo menos três anos de exercício da profissão e não ser portador de diploma de graduação. Também é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2009 e ter obtido o mínimo de 400 pontos na média das notas na prova.

O edital com todos os requisitos e demais informações do processo seletivo está disponível aqui e na página univates.br/editais.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 29 de fevereiro neste link. O resultado final do processo seletivo será divulgado até o dia 7 de março na página univates.br/editais. Dúvidas sobre inscrições e seleção também podem ser esclarecidas pelo e-mail vemprauni@univates.br, pelo WhatsApp (51) 3714 7043 ou com a coordenadora institucional do Professor do Amanhã na Univates, professora Grasiela Kieling Bublitz, pelo e-mail gkib@univates.br.

Professor do Amanhã

O programa Professor do Amanhã é uma iniciativa do governo do Estado e inédita no Brasil, em parceria com as universidades comunitárias gaúchas. O objetivo é formar docentes em cursos superiores de licenciatura para atuarem em áreas estratégicas para o fortalecimento da educação básica do Rio Grande do Sul, especialmente nas áreas que tenham base tecnológica, científica e de inovação.

Instituído pela Lei no 16.001, de 4 de outubro de 2023, o programa estadual consiste na aquisição de vagas em cursos de graduação em licenciatura ofertados por instituições comunitárias de educação superior (Ices) e na concessão de bolsa de estudos aos alunos selecionados. A bolsa inclui isenção de taxas, matrículas e mensalidades, concedida pela Ices, e bolsa de permanência, paga em pecúnia pelo Estado.

No total, serão distribuídas até mil bolsas de estudos para cursos de licenciaturas presenciais, com investimento aproximado de R$ 76,8 milhões ao longo de quatro anos. O fomento do programa é realizado por meio do repasse de recursos  financeiros estaduais previstos para custeio das bolsas de estudo no Plano Plurianual, na Lei de Diretrizes Orçamentárias e na Lei Orçamentária.