Noite do curso de Gestão de Micro e Pequenas Empresas aborda realidade das empresas

Postado em 04/05/2012 20h30min

Por Tuane Eggers

Nesta sexta-feira, dia 4, a Univates realizou a 2ª Noite do Curso de Gestão de Micro e Pequenas Empresas, que contou com a palestra “A evolução da empresa Girando Sol”, ministrada pelo diretor da empresa, Gilmar Bourscheid. O evento visou a despertar os participantes para a realidade das empresas, além de promover um momento de integração e divulgar valores empresariais do Vale do Taquari.

No início da noite, o coordenador do curso, professor Valmor Kappler, saudou os participantes e mostrou alguns projetos para o curso durante o ano de 2012. Entre eles, a elaboração do novo projeto pedagógico, a possibilidade de transferência interna e o desenvolvimento do logotipo do curso.

Em seguida, a diretora do Centro de Gestão Organizacional (CGO) da Univates, professora Júlia Barden, saudou o público presente e falou sobre a importância da atividade. “É importante que o curso vá criando corpo e que os alunos também sintam isso, já que não se trata mais de um curso pequeno”, disse ela, salientando que serão promovidos mais eventos como esse.

O empresário Gilmar Bourscheid iniciou sua palestra contando a trajetória de sua empresa. “Nunca podemos desprezar uma ideia, mas temos que saber calcular ela, pois sempre há os pontos positivos e os negativos”, salientou o palestrante, que iniciou sua empresa a partir de uma ideia de sua mãe, quando ela aprendeu a fabricar amaciante caseiro.

Enquanto mostrava imagens das diversas fases da empresa, que iniciou em 1991, Bourscheid falou que o lucro sempre era reinvestido em seu negócio. “Naquela época não tínhamos muito conhecimento, era mais vontade. E também não haviam muitos concorrentes. Hoje em dia, é preciso ter muita informação, pois sempre há concorrentes”, disse.

A Girando Sol iniciou suas atividades sem recursos tecnológicos e capital de giro, contemplando a realidade de todas as pequenas empresas. O atual estágio da empresa é o início da construção de um moderno parque industrial. Os participantes puderam conhecer alguns princípios a serem seguidos em um novo negócio, além da administração dos desafios da atividade empresarial e os procedimentos de planejamento adotados para um crescimento organizado.

Texto: Tuane Eggers

Para Bourscheid, nunca podemos desprezar uma ideia

Tuane Eggers