Instituições fortalecem relação

Postado em 27/07/2012 09h03min

Por -

Lajeado - A Fundação Oswaldo Carlos van Leeuwen - Educativa, Cultural e Assistencial firmou ontem convênio com a Fundação Vale do Taquari de Ensino Superior (Fuvates), a mantenedora do Centro Universitário Univates. Ao fortalecer relações, as instituições buscam, juntas, a obtenção de outorga de um canal de radiodifusão educativa aberto na região. A assinatura do documento, segundo o presidente da Fundação Oswaldo Carlos, João Carlos Britto, facilita o cumprimento das exigências legais do Ministério das Comunicações e atende ao quesito estrutural tanto de pessoas como de recursos para a instituição conseguir se manter. "A ideia do fortalecimento é ter um canal aberto de televisão. Outra opção seria a fundação e a Univates pedirem, cada uma por si, um canal aberto, mas temos que trabalhar em conjunto e não dividir as forças", avalia.

O reitor da Univates, Ney Lazzari, salientou que a partir de agora, a instituição irá dar prosseguimento ao cumprimento das exigências em busca da outorga. "Estamos falando de comunicação, de educação e de duas instituições. Seu Oswaldo foi quase um Dom Quixote na questão da televisão. Todos sabem do esforço dispensado por ele em ter uma televisão aqui. E vamos utilizar toda a história criada pelo seu Oswaldo para que futuramente consigamos alcançar este canal", frisou o reitor.

A Fundação Oswaldo Carlos van Leeuwen foi criada em dezembro de 1991. Três anos depois, a instituição conseguiu a transmissão da TV Educativa, com a retransmissão da programação da TVE/RS, por meio de convênio com Fundação Cultural Piratini - Rádio e Televisão. Nessa época, havia também a produção de um telejornal local diário de 30 minutos. Esta parceria se manteve até 2003. A TV Educativa de Lajeado se caracterizou como a primeira TV comunitária do Estado do Rio Grande do Sul.

Homenagem
Durante a cerimônia, realizada na Sede Social da Univates, o diretor-presidente da Rede Vale de Comunicação (RVC), Oswaldo Carlos van Leeuwen, recebeu uma placa de reconhecimento a sua trajetória dentro da comunicação. "Na vida, nada acontece por um passe de mágica, nem depende exclusivamente do esforço individual. Se cheguei onde estou e hoje sou agraciado, é graças às pessoas que acreditaram que era possível ir além e apostaram nas ideias apresentadas", agradeceu seu Oswaldo.

Fonte: Jornal O Informativo do Vale

Ney Lazzari (D) e Oswaldo Carlos van Leeuwen