Inscrições para o Prêmio Pesquisador Gaúcho vão até 18 de outubro

Postado em 24/09/2012 11h44min

Por -

Os destaques da pesquisa gaúcha que estão contribuindo para o desenvolvimento do Estado serão conhecidos na solenidade do Prêmio Pesquisador Gaúcho, no dia 30 de outubro, na FIERGS, dentro do 5º Congresso Internacional da Inovação.

O Prêmio Pesquisador Gaúcho é uma realização da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul- FAPERGS, com o objetivo de premiar pesquisadores das áreas científicas e tecnológicas que contribuíram significativamente para o desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul.
Este ano, o evento terá também, uma referência especial ao Ano Internacional do Cooperativismo, através da categoria Pesquisa Destaque em Cooperativismo.

A quem se destina:
Além de premiar os pesquisadores destaques em sete áreas do conhecimento, também serão reconhecidos os doutores que contribuíram com inovações na indústria, jovens doutores, alunos de graduação e de ensino técnico inseridos em projetos inovadores e pesquisadores que atuaram dentro de micro e pequenas empresas.

Seleção:
O processo de seleção para a premiação passa pelas seguintes etapas: inscrição e submissão de projetos (de 3 de setembro a 18 de outubro); avaliação feita por avaliadores externos, divulgação e entrega de prêmios.
Segundo a diretora presidente da FAPERGS, Nádya Pesca da Silveira, o Prêmio Pesquisador Gaúcho tem a proposta de mostrar à sociedade que a pesquisa é uma ferramenta fundamental para a busca de soluções, inovações e para a melhoria de vida das pessoas em diversos aspectos. A diretora presidente da Fundação destacou, "o futuro se faz com pesquisa". A integração governo, academia e mercado é uma alavanca para que o conhecimento seja transformado em riquezas e serviços úteis à sociedade, reforçou Nádya.

Categorias de seleção para Premiação:
Este ano o Prêmio Pesquisador Destaque contemplará sete principais áreas do conhecimento: Arquitetura,Urbanismo e Design; Engenharia; Física e Astronomia; Geociências; Matemática,Estatística e Computação; Química e Interdisciplinar.
Categoria em comemoração ao Ano Internacional do Cooperativismo: Pesquisa Destaque em Cooperativismo

Categorias com ênfase na inovação:
b) Tese Inovação Gaúcha
c) Prêmio Piá Inovador
d) Prêmio Pesquisador na Empresa
e) Pesquisador na Indústria
f) Técnico Pesquisador

O regulamento poderá ser conferido no site www.premiopesquisadorgaucho.rs.gov.br bem como realizadas as inscrições.