Escola de Verão em Biotecnologia promove aulas e práticas na área

Postado as 03/12/2018 13:38:22

Por Ana Amélia Ritt

De 28 de janeiro a 1º de fevereiro o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates realiza a I Escola de Verão em Biotecnologia. O evento, voltado a alunos de graduação de qualquer instituição, busca trazer novos conhecimentos sobre a área, além de abordar suas aplicações no mercado de trabalho e na pesquisa. Além de aulas e palestras, a programação inclui um módulo prático, com atuação em laboratório. A atividade tem o valor de R$ 50,00, podendo as inscrições ser feitas no Sistema de Inscrições da Univates.

Tuane Eggers

O evento é uma forma de aperfeiçoar e naturalizar o conhecimento dos graduandos sobre a biotecnologia e suas aplicações no mercado de trabalho e na pesquisa.

Para participar, são oferecidas duas possibilidades: teórica ou teórica com estágio, na qual os alunos realizarão estágio de quatro dias em um laboratório de sua escolha, o que permite a vivência da rotina e a ampliação dos conhecimentos na área de interesse.

Entre os assuntos debatidos nas aulas estão: biotecnologia e farmacologia de produtos naturais; aspectos nutrigenéticos de marcadores bioquímicos, antropométricos e comportamentais: implicações para doenças multifatoriais; caracterização fisiológica e molecular de plantas sob estresses ambientais e em associação com microrganismos; estudo de comunidades vegetais: estrutura, potencialidades e distúrbios; cadeia produtiva do leite: uso de biotecnologias para melhoria da qualidade da matéria-prima e aproveitamento de resíduos dos laticínios; seleção e caracterização de microrganismos com potencial uso biotecnológico; aplicação de marcadores moleculares no estudo da saúde reprodutiva animal e humana; e bioecologia e controle de ácaros em agroecossistemas e ambiente natural no Estado do Rio Grande do Sul.

Mais informações podem ser conferidas no site www.univates.br/evento/escola-de-verao-em-biotecnologia.