Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Graduação, Pesquisa, Somos Ciencia

Pesquisa de estudante de Design analisa identidade visual de agroindústria familiar de geleias e produtos artesanais

Por Lais Pontin Matos, em colaboração com Luísa Brugalli

Postado em 15/09/2025 16:19:29


Compartilhe

Em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Luísa Brugalli, estudante do curso de Design da Universidade do Vale do Taquari - Univates, analisou a identidade visual de uma empresa de geleias e produtos artesanais que recentemente se consolidou como uma agroindústria familiar. A pesquisa, orientada pelo professor Luís André Ribas Werlang e desenvolvida em formato de artigo científico, pode servir de inspiração para outras agroindústrias que desejam se posicionar estrategicamente no mercado de alimentos do Estado do Rio Grande do Sul.

A “Lá do Sítio Produtos Artesanais” foi fundada pelos familiares de Luísa em meados de 2017. No início, doces e geleias de frutas eram produzidos apenas para consumo próprio e para presentear conhecidos. Com o tempo, os Brugalli viram uma oportunidade de expandir o negócio, profissionalizando a produção e criando uma identidade visual para a empresa. Os primeiros rótulos dos produtos foram impressos com o nome da marca acompanhados da ilustração de uma casa centenária de propriedade da família (veja a figura na galeria de imagens). Essa identidade visual é mantida até os dias de hoje.

O Governo Federal define a agroindústria como um ambiente preparado e equipado para as atividades de processamento de matérias-primas agropecuárias de origem animal ou vegetal. O Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) busca incentivar a legalização dos produtos e melhorar a renda e as condições de vida dos agricultores, além de garantir a qualificação técnica dos produtores, o acesso a linhas de crédito facilitadas e a participação das empresas em feiras e eventos estaduais.

Considerando os avanços e incentivos voltados à valorização e à profissionalização das agroindústrias no Estado, é importante que essas empresas adotem uma comunicação visual eficaz, capaz de transmitir seus valores, destacar a autenticidade de seus produtos e fortalecer a conexão com seus consumidores. Nesse contexto, o estudo de Luísa analisou como a identidade visual da “Lá do Sítio” influencia decisões de compra e de que maneira um futuro redesign poderia contribuir para a diferenciação da marca em um mercado cada vez mais competitivo.

Luísa constatou que alguns elementos, como a ilustração da casa centenária e o formato dos rótulos dos produtos, auxiliam os consumidores a identificarem a marca entre as diversas opções disponíveis no mercado. Como oportunidades de melhoria, destaca a adoção de uma fonte com maior legibilidade e a necessidade de tornar as informações nutricionais mais acessíveis. Verificou que divulgar a empresa nas redes sociais, bem como em feiras e eventos organizados pelo Peaf, pode ampliar sua visibilidade e atrair novos públicos.

As mudanças propostas no estudo de Luísa buscam alinhar a identidade visual da “Lá do Sítio” com as boas práticas de design e comunicação estratégica. Espera-se que essas melhorias contribuam para reforçar o posicionamento da marca no mercado, mantendo a tradição e os valores familiares que deram origem ao negócio.

Clique aqui para ler o artigo científico na íntegra. 

Os bastidores da pesquisa

Conversamos com Luísa para entender melhor o processo de desenvolvimento do trabalho e saber quais são as expectativas em relação ao futuro da marca. Confira o que ela nos disse no depoimento abaixo.

“Desenvolver este TCC foi uma experiência transformadora. Pude unir a trajetória da minha família na agroindústria com o conhecimento adquirido durante a graduação em Design.

O processo me permitiu olhar de forma crítica e técnica para a identidade visual da marca e compreender a importância que o design tem no fortalecimento das empresas, principalmente as familiares. Apesar dos desafios de pesquisa, prazos e da responsabilidade de representar algo tão próximo da minha realidade, sinto que consegui construir um trabalho que não apenas contribui academicamente, mas também pode gerar impacto prático no futuro da marca.

Como sequência do projeto, serão definidos os caminhos para o redesign e as suas aplicações práticas, a fim de fortalecer cada vez mais a ‘Lá do Sítio’ e todo o caminho trilhado até aqui.” Luísa Brugalli, estudante do curso de Design

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar