Detalhes do Projeto de Pesquisa

Comunicação, Educação Ambiental e Intervenções: vivências e imagens


Coordenação: Dra. Jane M. Mazzarino

Pesquisador(a):

Dra. Luciana Turatti 


Bolsistas:
2 Bolsas de Iniciação Científica - Universidade do Vale do Taquari - Univates

 


Mestrandos:
2

Doutorandos:
6

Fontes Financiadoras:
Universidade do Vale do Taquari - Univates
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- CNPq

Resumo:
Esta pesquisa propõe-se a ser um espaço de construção do saber a partir da  intervenção social com a apropriação dos meios de produção da informação para geração de processos de comunicação ambiental de caráter educomunicativo. Desta forma, articula-se às mudanças sociais e paradigmáticas  contemporâneas, especialmente no que tange à educação ambiental e ao uso das tecnologias da informação na área emergente da comunicação ambiental. Como problema de pesquisa, busca-se compreender como a articulação entre educomunicação e etnografia visual podem contribuir para avançar teórica e metodologicamente com as duas áreas. Quando se possibilita a criação de processos de educação ambiental comunitária por meio de atividades colaborativas na área da educomunicação (com uso de imagens), promovendo-se o acesso ao direito à comunicação a grupos sociais, questiona-se em que medida se pode potencializar a criação de inovações narrativas. Outra pergunta norteadora da pesquisa refere-se a quais processos de significação sobre a problemática ambiental e sobre a produção de imagens (fotográfica e audiovisual) as práticas educomunicativas evidenciam. Os processos educomunicativos que se utilizam da produção de imagens constituem-se em uma estratégia de pesquisa que privilegia a interface política-poética. Como objetivo geral busca-se inovar na produção científica por meio de pesquisa que articule processos de educomunicação socioambiental com a etnografia visual, por meio da pesquisa-participativa que explora a construção imagética. Além de pesquisar modos de aproximação e mútua contribuição entre estas áreas, como objetivos específicos se vai promover o acesso ao direito à comunicação a grupos sociais por meio de processos de educação ambiental comunitária baseados em atividades educomunicativas colaborativas; realizar práticas de educomunicação socioambiental por meio da produção de imagens; investigar, por meio do método da análise dos discursos e da etnografia visual, as práticas. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, com viés participativo e metodológico, baseada em estudo bibliográfico, documental e de campo, quando vai incluir entrevistas e observação participante.  Como informantes-participantes da pesquisa vão se incluídos grupos sociais diversos, que serão convidados a produzir imagens por meio da fotografia ou audiovisuais sobre questões sociaombientais por meio de uma obra coletiva, a partir de uma prática educomunicativa. Os documentos resultantes da produção participativa de imagens fotográficas e/ou serão analisados com uso dos procedimentos da etnografia visual.   Portanto, a proposta que se defende é que a etnografia visual não seja somente auxiliar na pesquisa, ocupando o lugar apenas de documentar (a exemplo do caderno de notas ou diário de campo, para provar ou narrar) o processo social sob análise, prática mais comum entre os estudos desta área. Nesta pesquisa envolver-se-ão os informantes-participantes de forma ativa na pesquisa. A estratégia de provocar os informantes a produzirem narrativas visuais como um meio para compreender sua cultura e produção de sentidos aponta para possibilidades interpretativas que vão além do relato da experiência, seja dos informantes, seja do pesquisador.