Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Detalhes do Projeto de Pesquisa

Avaliação de processos e práticas implementados na rede de atenção às pessoas com doenças cardiovasculares e diabetes mellitus

Coordenação: Dra. Cássia Regina Gotler Medeiros

Pesquisadores:
 

Órgãos Financiadores:

Universidade do Vale do Taquari - Univates


Resumo:

A portaria do Ministério da Saúde 483/2014 redefiniu a Rede de Atenção à Saúde das pessoas com Doenças Crônicas Não Transmissíveis no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e estabeleceu diretrizes para a organização das suas linhas de cuidado. Este estudo tem por objetivo avaliar os processos e práticas de gestão e cuidado implementados na rede de atenção à saúde de pessoas com doenças cardiovasculares (DCV) e Diabetes mellitus (DM) em um município do Vale do Taquari. Para isto, serão aplicados questionários aos profissionais das Estratégias Saúde da Família (ESF), coordenação da Atenção Primária em Saúde (APS) e da Regulação do município, além de profissionais do serviço de atenção secundária. Serão também analisadas trajetórias assistenciais de pessoas com DCV e/ou DM atendidos no serviço secundário, por meio de entrevista aberta. O número de participantes será definido pelo critério de saturação de dados e serão selecionados aleatoriamente. Para análise dos dados qualitativos será utilizado o método de Análise de Conteúdo. Será investigado o perfil sociodemográfico e epidemiológico dos usuários encaminhados à área de cardiologia e endocrinologia de serviço de atenção secundária. As informações serão referentes ao ano de 2017, e a análise estatística será realizada no SPSS versão 24.0. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Univates. Espera-se, com o estudo, verificar a efetividade da APS nesta linha de cuidado, analisando a utilização de protocolos de encaminhamento de pessoas com DCV e DM aos serviços de atenção secundária e a utilização do TelessaúdeRS e da Relação Municipal de Medicamentos. Dessa forma, será possível identificar a necessidade de promover ações de Apoio Institucional aos municípios, visando a qualificação da Rede de Atenção à Saúde de pessoas com DCV e DM.