Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Detalhes do Projeto de Pesquisa

Bioecologia e controle de ácaros em agroecossistemas e ambiente natural no estado do Rio Grande do Sul

Coordenação: Prof. Dr. Noeli Juarez Ferla

Pesquisadores:


Voluntários(as):

1


Mestrandos:

3
 


Doutorandos:

6


Órgãos Financiadores:

Universidade do Vale do Taquari - Univates


Resumo:

O projeto tem como objetivo realizar estudos de bioecologia e controle de ácaros em agroecossistemas e ambiente natural no estado do Rio Grande do Sul. Atualmente são desenvolvidas inúmeras atividades no Laboratório de Acarologia localizado no Tecnovates,  incluindo descrição de espécies presentes em ambientes naturais ou agroecossistemas do Vale do Taquari ou de outras regiões do Brasil. A seguintes culturas são estudadas em projetos desenvolvidos por BICs, Mestrando e Doutorandos do Laboratório: erva mate, soja, videiras, morango, arroz, maçã e flores. O referido laboratório também dá suporte na liberação de ácaros predadores em programas de controle biológico em propriedades de produtores ecológicos de morango da região. Além disso, existe estrutura própria onde são realizados estudos de identificação de ácaros utilizando técnicas moleculares, bem como caracterização de estruturas acarinas utilizando Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV). Com a estrutura de câmaras de germinação e estufa são desenvolvidos estudos de ecologia, controle biológico e seletividades a ácaros predadores.

Sub projetos
Coordenação: Noeli Juarez Ferla
Pesquisador(a):
Guilherme Liberato da Silva
Liana Johann

Bolsistas:

4 Bolsistas de Iniciação Científica


Mestrandos:

2 Mestrandos


Doutourandos:

3 Pós-doutorandos


Fontes Financiadoras:
Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari – TECNOVATES
Empresa Naturovos

Resumo:
Devido à crescente demanda por produtos avícolas, as aves de postura são criadas em regime intensivo, fornecendo ao consumidor a contínua disponibilidade de ovos em qualquer época do ano, no entanto, a produção intensiva além de prejudicar o bem-estar das aves, aumenta o risco de epidemias. A proliferação de ectoparasitas pode levar a baixa produtividade e a diminuição da qualidade do produto. O projeto tem como objetivos: (1) indicar as principais espécies de ácaros em granjas associados a galinhas poedeiras, a partir de coletas mensais ao longo de 12 meses consecutivos, monitorando a dinâmica populacional para avaliação e reconhecimento das espécies de importância econômica. (2) Avaliar a capacidade das aves de postura em tolerar as infestações de ácaros, mensurando possíveis prejuízos na produção de ovos e reconhecer as principais espécies acarinas associadas às infestações relacionando-as com perdas de produção. (3) Estabelecer um programa de controle biológico na cadeia de aves de postura a partir de criações dos ácaros predadores e pragas (ectoparasitos) em laboratório, realizando testes de predação, estudos bioecológicos destes ácaros predadores sobre ectoparasitos presentes nas granjas e posteriormente, realizar testes de liberação de ácaros predadores em granjas para suprimir as populações de ácaros considerados praga (ectoparasitos).