Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Detalhes do Projeto de Pesquisa

Estruturação e análise de índice de sustentabilidade em indústrias moveleiras de​ ​micro e pequeno porte

Coordenação: Alexandre Feil

Pesquisadores:

Dusan Schreiber​ (Feevale)​​

Virgílio José Strasburg (UFRGS)

Claus Haetinger (UNIVATES)


Bolsistas:

1 Bolsa de Iniciação Científica - Univates

1 Bolsa de Iniciação Científica - CNPq


Órgãos Financiadores:

Fapergs​ e Univates


Resumo:

As transformações pelos quais o planeta passou levaram a um desequilíbrio ambiental. Diversos estudos apontam que o causador principal destas alterações - as quais compreendem o desmatamento, extinção de animais, as poluições (água, solo e ar), efeito estufa, alterações climáticas, aquecimento global, esgotamento de recursos naturais, entre outros - seja o ser humano. Nas últimas quatro décadas a sociedade tem se conscientizado acerca da relevância e urgência de ações, com vistas à mitigação dos impactos sobre o meio ambiente. Para tanto se entende essencial à concepção de um conjunto de indicadores de sustentabilidade. Neste projeto de pesquisa objetiva-se identificar um conjunto de indicadores e estruturar um índice, para mensuração simples e rápida, do nível da sustentabilidade em micro e pequenas indústrias moveleiras do polo de Bento Gonçalves-RS. Os objetivos específicos compreendem: a) Identificar por meio de revisão teórica os indicadores utilizados na mensuração da sustentabilidade industrial; b) Selecionar os indicadores principais adequados à mensuração de micro e pequenas indústrias moveleiras e identificar os indicadores complementares; c) Apurar o índice de sustentabilidade específico para micro e pequenas indústrias moveleiras abrangendo a normalização, a ponderação e a agregação; e d) Aplicar o índice de sustentabilidade em micro e pequenas indústrias moveleiras. Os procedimentos metodológicos classificam-se em quali-quantitativa, exploratória-descritiva e estudo de caso múltiplo. As unidades de análise, não significativa, vinculam-se a 30 indústrias moveleiras do polo de Bento Gonçalves-RS classificadas em micro e pequeno porte. O processo de seleção e identificação dos indicadores será operacionalizada por meio de uma pesquisa bibliográfica e a aplicação do método délphi em pesquisadores, respectivamente. A estruturação do índice de sustentabilidade parte desta identificação de indicadores principais e complementares, a normalização, ponderação e agregação. A coleta dos dados será realizada mediante pesquisa survey com o auxílio de questionário. Os resultados pretendidos podem ser descritos em três etapas, a saber, em primeiro relativo aos objetivos específicos (a, b, c, d) a geração de um quadro de indicadores principais e complementares, e uma estrutura teórica e práxis de um índice de sustentabilidade às indústrias moveleiras de micro e pequeno porte; em segundo, os prováveis impactos deste projeto nas indústrias moveleiras que se relaciona com a mensuração do nível de sustentabilidade de forma consistente e robusta e que possa ser utilizado no processo integrado e holístico da gestão destas industrias, além de servir como um selo de qualidade e uma forma de divulgação dos indicadores ambientais, sociais e econômicos; e em terceiro, os impactos na área acadêmica, em função dos resultados teóricos e da práxis auxiliarem nas discussões em forma de artigos científicos e participação em congressos nacionais e internacionais.

Sub projetos
Coordenação: Alexandre Feil
Pesquisador(a):
Alexandre André Feil 
Dusan Shreiber
Claudete Rempel
Alisson Eduardo Maehler
Claus Haetinger
Mario Conill Gomes
Ângela Maria haberkamp
Joice Inês Kirst
 

Fontes Financiadoras:

CNPq


Resumo:

Nas últimas quatro décadas a sociedade tem se conscientizado acerca da relevância e urgência de ações, com vistas à mitigação dos impactos sobre o meio ambiente. Estas mitigações podem ser realizadas por meio do estabelecimento de indicadores de sustentabilidade que auxiliam no processo de avaliação do nível de sustentabilidade. Neste sentido, este projeto de pesquisa objetiva selecionar um conjunto de indicadores e estruturar um índice do nível da sustentabilidade em (agro)indústrias de laticínios no Rio Grande do Sul, Brasil. Os objetivos específicos compreendem: a) Identificar por meio de revisão de literatura os indicadores utilizados na mensuração da sustentabilidade em (agro)indústrias; b) Selecionar os indicadores principais e complementares adequados à mensuração do nível de sustentabilidade em (agro)indústrias de laticínios; c) Estruturar um (sub)índice de sustentabilidade específico para as (agro)indústrias de laticínios abrangendo o processo de normalização, a ponderação e a agregação; d) Aplicar o (sub)índice de sustentabilidade nas (agro)indústrias de laticínios, e e) Sugerir melhorias no processo de gestão da sustentabilidade as (agro)indústrias de laticínios. A metodologia centra-se na pesquisa qualiquantitativa, exploratória-descritiva e estudo de caso múltiplo. As unidades de análise centra-se na abordagem de 35 (agro)indústrias de laticínios. O processo de identificação e seleção dos indicadores será operacionalizada por meio de uma pesquisa de literatura e a aplicação do método délphi em pesquisadores, respectivamente. A estruturação do (sub)índice de sustentabilidade inicia na seleção dos indicadores de sustentabilidade principais e complementares, e após a coleta dos dados ocorre o processo de normalização, ponderação e agregação. A coleta dos dados junto as (agro)indústrias ocorrerá mediante uma aplicação de questionário misto. Os resultados pretendidos podem ser descritos em três etapas, a saber, a geração de um quadro de indicadores principais e complementares específico às (agro)indústrias de laticínios; a mensuração do nível de sustentabilidade de forma consistente e robusta e que possa ser utilizado no processo integrado e holístico da gestão destas (agro)indústrias; e em terceiro, a proposta de melhorias que devem ser desenvolvidas nas (agro)industrias com base na mensuração do nível de sustentabilidade. Além disso, também serão produzidos artigos científicos, dissertações e trabalhos de conclusão para divulgação no meio acadêmico.