Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Detalhes do Projeto de Pesquisa

Impactos do PIBID no desenvolvimento profissional docente no RS

Coordenação: Cristiane Antonia Hauschild

Pesquisadores:
Cristiane Antonia Hauschild
Maurivan Güntzel Ramos

Órgãos Financiadores:
Universidade do Vale do Taquari - Univates
Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS - FAPERGS
 
 
Projeto de Pesquisa implementado através do Edital n​°​ ​027/Reitoria/Univates, de 06 de dezembro de 2017: Horas para pesquisadores com recurso financeiro externo aprovado

Resumo:
A educação básica em nível nacional tem avançado, se avaliarmos os índices do IDEB. Um dos eixos fundamentais para a qualificação do ensino oferecido no país é a valorização e a formação dos professores. As políticas públicas vêm avançando no que diz respeito a ações relacionadas ao desenvolvimento profissional dos professores. Programas como o Observatório da Educação, o PIBID , o PARFOR , a expansão dos cursos de licenciatura à distância, o FIES para licenciaturas podem ser lembrados como importantes iniciativas para consolidar e evoluir no processo de resgate e valorização profissional dos professores e da melhoria da qualidade do ensino. A relevância do tema também aparece na área da pesquisa em educação. A formação docente está consolidada como um campo autônomo na área da pesquisa em educação (ANDRÉ, 2010). Pensar a formação docente, atualmente, exige reconhecer e investigar o complexo contexto no qual o professor desenvolve seu trabalho, além de avaliar as interconexões, os dilemas e as tensões que surgem quando se articulam as dimensões da formação e da prática. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) surge como uma possibilidade neste contexto. À medida que viabiliza a inserção do professor em formação inicial em situações concretas nas quais se desenvolve o trabalho docente, permite aproximações fundamentais entre as dimensões que necessariamente se articulam enquanto o professor constrói seus saberes. Além disso, coloca-se como um movimento dinâmico de formação de professoresque está coerente com os referenciais teóricos consolidados na área, tanto em nível nacional quanto internacional (CUNHA, 2010; ANDRÉ, 2010; AMARAL, 2010; TARDIF E LESSARD, 2008; NÓVOA, 2008). Este projeto amplia a pesquisa realizada na tese de doutorado “Características docentes e ações formativas necessárias ao desenvolvimento profissional na iniciação à docência em matemática no âmbito do PIBID”, e visa também a servir como instrumento que possa colaborar com o aperfeiçoamento e qualificação dos processos de formação de professores em especial no que tange à iniciação à docência. Nesse sentido, o objetivo geral é investigar as contribuições do PIBID no desenvolvimento profissional docente para cada uma das duas categorias de sujeitos envolvidos, professores e bolsistas de iniciação à docência, no estado do RS. Os objetivos específicos que contribuirão para dar conta do objetivo geral proposto são os seguintes: Descrever e compreender como se dá a formação do bolsista de iniciação à docência no âmbito do PIBID no estado do RS; Descrever e compreender como se dá a formação continuada do professor supervisor e coordenador do PIBID no estado do RS. Dessa forma, a pesquisa buscará construir respostas ao seguinte problema: Como o PIBID tem contribuído para o desenvolvimento profissional docente de professores e bolsistas de iniciação à docência no estado do RS?