Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Detalhes do Projeto de Pesquisa

A formação da cultura científica: meninas aprendendo, mediando e difundindo saberes e práticas em Ciências Exatas e Tecnológicas

Coordenação: Sônia Elisa Marchi Gonzatti

Pesquisadores:
Adriana Belmonte Bergmann
Adriana Magedanz
Andréia Spessatto De Maman
Ieda Maria Giongo
Jane Herber
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
Marli Teresinha Quartieri 
Sônia Elisa Marchi Gonzatti
Vitória Portantiolo Klein
Sofia Carriço Arend

Órgãos Financiadores:

Chamada 031/2018, CNPq/MCTIC/MEC


Resumo:

O projeto visa contribuir para aumentar a presença feminina em (futuras) profissões e cursos voltados à área de Ciências Exatas e Tecnológicas. Ao propor um conjunto de ações, sob uma abordagem integradora e interdisciplinar das Ciências Exatas, intenta-se contribuir para a formação da cultura científica de meninas e mulheres, estudantes da Educação Básica e da graduação, fomentando sua atuação cidadã e crítica como mediadoras em processos de divulgação e difusão de conhecimentos subjacentes às Ciências Exatas e Tecnológicas. Tais ações são concebidas em duas direções complementares e convergentes. Na direção horizontal, é proposto o que denominamos de Integração intraescolar, as meninas bolsistas e suas professoras promovem ações voltadas aos eixos integradores da proposta, a saber: Experimentação, Eletrônica, Aplicativos Computacionais e Ensino de Astronomia. Na direção vertical, propõe-se a Integração Interunidades, por meio da qual realizam-se atividades envolvendo a instituição proponente e as três escolas participantes. Também intenta-se tecer reflexões sobre questões de gênero em cursos e carreiras da área de Ciências Exatas e tecnológicas.