Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Detalhes do Projeto de Pesquisa

Imigrantes no ensino regular: desafios docentes dos novos contextos de ensino

Coordenação: Grasiela Kieling Bublitz

Pesquisadores:

Kári Lúcia Forneck

Maristela Juchum


Resumo:
Segundo dados do IBGE, no último censo demográfico realizado em 2010, Lajeado apresentava uma população de 71.445 habitantes. Já em 2019, este número é estimado em 84.014 habitantes. Possivelmente, esse aumento se deva também à chegada dos imigrantes à região, processo que iniciou no período de 2012 e continua até os dias atuais. A presença crescente de imigrantes no nosso município tem impacto direto nos diferentes setores da comunidade, o que leva à necessidade de dados mais consistentes relacionados a esse crescimento. No ensino básico, por exemplo, a rede pública já conta com um número expressivo de imigrantes, não só na Educação Infantil como também nos Ensinos Fundamental e Médio. Sabe-se, portanto, que os professores, ao contar com imigrantes ou filhos de imigrantes (haitianos, senegaleses, bengalis, indianos, venezuelanos, egípcios...) em sala de aula, enfrentam o desafio de ensinar a quem nem bem domina a língua em uso. Isso se confirma, por exemplo, por uma demanda de formação de professores, solicitada à APE - Assessoria Pedagógica Externa da Univates, decorrente de um concurso promovido por um jornal da região, em que a escola vencedora demonstrou interesse em promover uma formação pedagógica com foco no ensino a alunos imigrantes, ação que já está acontecendo na instituição. Percebe-se a carência de formação na área, bem como a falta de um material específico que dê conta desse novo contexto. Por isso, o presente projeto de pesquisa pretende realizar um levantamento do número de imigrantes que frequentam o ensino fundamental da rede municipal de Lajeado, especificando a idade e o tempo de permanência no Brasil e no município. Pretende-se, também, destacar as principais dificuldades encontradas pelos professores envolvidos no ensino a esses imigrantes, o que pode levar a reflexões e alternativas diferenciadas de ensino a serem propostas pelo presente trabalho.