Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Detalhes do Projeto de Pesquisa

Ciclobenzaprina para tratamento do zumbido induzido pelo ruído: ensaio clinico randomizado duplo cego placebo controlado

Coordenação: Claudia Couto De Barros Coelho

Órgãos Financiadores:

Universidade do Vale do Taquari - Univates


Resumo:
Apesar de ser comum e muitas vezes devastador, não há cura estabelecida para o zumbido. Cerca de 41 milhões de brasileiros apresentam o sintoma comprometendo a qualidade de vida em graus variados e interferindo no sono, concentração, audição e no aspecto emocional. A perda auditiva induzida pelo ruído é uma das principais causas do zumbido, afetando uma grande parcela de trabalhadores com exposição ocupacional e indivíduos expostos ao ruído recreacional. Apesar do número considerável de drogas avaliadas em ensaios clínicos, nenhum demonstrou reprodutibilidade a longo prazo. Na maioria dos pacientes o efeito não foi superior ao placebo. Embora alguns pacientes tenham benefício, este grupo geralmente representa apenas uma fração das amostras dos estudos. O cenário é ainda mais complexo porque o zumbido é um sintoma e há diversos subgrupos de pacientes. É provável que um subgrupo particular possa muito bem ser tratável com uma droga. Os dados preliminares de dois ensaios clínicos abertos que avaliaram o uso de ciclobenzaprina, um relaxante muscular central aprovado pela ANVISA, mostraram efeitos extremamente promissores sobre o zumbido, incluindo indivíduos com etiologia induzida por ruído. Os resultados demonstraram que o tratamento com ciclobenzaprina causou uma redução na intensidade do zumbido, bem como no sofrimento do mesmo. Propomos um estudo controlado com placebo, randomizado, duplo-cego, para avaliar a eficácia da ciclobenzaprina para tratar o zumbido induzido pelo ruído. Nossas principais medidas de desfecho serão questionários validados e medidas psicoacusticas do zumbido. Nossas medidas secundárias abordarão quais subgrupos de pacientes com zumbido poderiam se beneficiar dessa droga. Uma droga com ação sobre a intensidade do zumbido seria um enorme avanço no campo. Isso teria um grande impacto no tratamento do zumbido. Pode ser que a ciclobenzaprina seja uma das primeiras drogas a tratar um subgrupo de pacientes com zumbido.