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Detalhes do Projeto de Pesquisa

Práticas Ambientais e Redes Sociais III: comunicação e cidadania

Coordenação: Dra. Jane Márcia Mazzarino

Pesquisadores:

Dra. Jane Márcia Mazzarino
Dra. Margarita Rosa Gaviria Mejia
Dr. Eduardo Perico
Dra. Luciana Turatti


Voluntários(as):

Katarini Giroldo Miguel
Daiani Clesnei da Rosa
Rosane Rosa
Artur Lazzari
Vinícius Dos Santos Flôres
Patricia Angela Grisa de Assis
Rodrigo de Azambuja Brod
Daniela Marqueli Delarmelin
Natascha Bouvier
Mônica Damasceno


Bolsistas:

- 4 bolsas Univates


Mestrandos:

Bruna Ginger
Marcus Vinícius Staudt

 


Doutorandos:

Laura Barbieri de Oliveira
João Carlos Britto
Josiane Paula da Luz
Derli Juliano Neuenfeldt
Luzia Klunk
Thanabi Calderan


Órgãos Financiadores:

- Centro Universitário UNIVATES
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)


Resumo:

O problema de pesquisa situa-se no uso do campo midiático virtual para manifestações ambientalistas de organizações da sociedade civil e internautas pautados por estas organizações. A pesquisa organiza-se em quatro níveis de análise: produção de notícias ambientais pelas organizações; comparação das lógicas de midiatização dos temas ambientais entre mídias comerciais e da sociedade civil organizada; repercussão das notícias ambientais publicadas pelas organizações nas suas redes sociais; discussão dos conceitos de comunicação pública, direito à informação, comunidade, cidadania e governança ambiental a partir da análise cruzada dos níveis anteriores.
O objetivo geral do estudo é investigar os processos de comunicação ambiental (mediados por computador) engendrados pelas organizações da sociedade (ONGs, comunidades do facebook, comitês de bacias hidrográficas, organizações governamentais, etc..) e suas repercussões nas redes sociais, de modo a se comparar com as práticas das mídias comerciais e discutir sua relação com as dimensões do conceito de governança ambiental
Teoricamente discute-se os pressupostos do campo jornalístico, nas redes sociais e na sua relação com os conceitos de comunicação pública, direito à informação, comunidade, cidadania e governança ambiental.
O método de análise é qualitativo. O estudo se restringe ao processo de midiatização do tema ambiental recursos hídricos nas mídias virtuais das referidas organizações. Utilizar-se-á das pesquisas bibliográfica e documental. O tratamento dos dados será por meio da análise dos discursos e do estudo comparativo.
O projeto atrela-se ao Grupo de Pesquisa CNPq Comunicação, Educação Ambiental e Cidadania (CEAMI), que além do viés acima detalhado inclui pesquisas da interface entre comunicação e educação ambiental, utilizando-se de metodologias participativas que incluem vivências na natureza e experimentações com audiovisuais, processos que são etnografados.