Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Detalhes do Projeto de Pesquisa

Desenvolvimento e avaliação de novas abordagens terapêuticas para cestodíases viscerais (Integração de dados ômicos para identificação de alvos moleculares e prospecção de novos compostos anti- helmínticos)

Coordenação: Jeferson Camargo de Lima

Pesquisadores:

Jeferson Camargo de Lima


Órgãos Financiadores:

Universidade do Vale do Taquari - Univates


Resumo:
As cestodíases viscerais, doenças causadas pelas formas larvais de parasitos da classe Cestoda, representam um sério problema de saúde pública e veterinária, afetando desproporcionalmente populações em regiões socioeconomicamente vulneráveis. Estas infecções, como as equinococoses (por Echinococcus spp.) e cisticercoses (por Taenia spp.), estão incluídas pela Organização Mundial da Saúde entre as Doenças Tropicais Negligenciadas (NTDs), demandando urgência na identificação de novas estratégias terapêuticas. Os fármacos atualmente disponíveis são limitados e apresentam eficácia parcial, sendo frequentemente parasitostáticos e associados a resistência parasitária. Diante deste cenário, o presente projeto propõe o desenvolvimento e avaliação de novas abordagens terapêuticas para cestodíases viscerais a partir da integração de dados ômicos e estratégias de prospecção de fármacos. Primeiramente, serão analisados dados genômicos, transcriptômicos e proteômicos de cestódeos de interesse (com destaque para Echinococcus spp. e o modelo Mesocestoidescorti), visando identificar proteínas essenciais à sobrevivência do parasito por meio de estratégias de biologia de sistemas. As proteínas selecionadas serão então avaliadas quanto ao seu potencial como alvos terapêuticos (drogabilidade) e submetidas a triagens virtuais para identificação de compostos candidatos. Os ligantes mais promissores serão testados experimentalmente: in vitro, com larvas de E. granulosus. A expectativa é que este projeto resulte na identificação de novas proteínas-alvo e na proposição de compostos com potencial uso como novos fármacos ou no reposicionamento de moléculas existentes como agentes anti-helmínticos eficazes. Paralelamente, os dados obtidos contribuirão para o avanço do conhecimento sobre a biologia molecular de cestódeos, fortalecendo estratégias futuras de controle e erradicação dessas infecções parasitárias negligenciadas.