Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Detalhes do Projeto de Pesquisa

Cadeia produtiva do leite: uso de biotecnologias para melhoria da qualidade da matéria-prima e aproveitamento de resíduos dos laticínios

Coordenação: Dra. Claucia Fernanda Volken de Souza

Pesquisadores:

Dra. Claucia Fernanda Volken de Souza (Bolsistas de Produtividade em
Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq)
Dra. Camille Eichelberger Granada
Me. Daniel Neutzling Lehn
Dra. Lucélia Hoehne
Dra. Márcia Inês Goettert
Dra. Mônica Jachetti Maciel
Dr. Raul Antonio Sperotto
Dra. Giandra Volpato (IFRS-Câmpus Porto Alegre)
Dr. Luiz Antônio de Almeida Pinto (FURG)


Bolsistas:

6 bolsas Univates
1 bolsa CNPq
2 bolsas Fapergs


Mestrandos:

Adriano Gennari
 


Doutorandos:

Anja Dullius
Fágner Henrique Heldt


Órgãos Financiadores:

- Centro Universitário UNIVATES
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES)
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS)
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)


Resumo:

O setor de leite e derivados têm produção expressiva no Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul, segundo estado de maior produção do país, com mais de 9 milhões de litros de leite produzidos diariamente, contribuindo para a expansão e diversificação econômica. No Vale do Taquari, região central do Rio Grande do Sul, este setor também se destaca pelo volume produzido, em torno de 20% da produção estadual, e processado pelas diversas indústrias de beneficiamento instaladas na região. Entretanto, tal volume de produção resulta na geração de quantidade significativa de resíduos, tais como soros de queijo e ricota e permeado de soro de queijo, os quais são fonte de poluição de solos e recursos hídricos caso não sejam tratados de forma adequada. Assim, a partir deste estudo busca-se promover alternativas de aproveitamento de resíduos de laticínios como meio de cultivo para produção de diferentes biomoléculas e matéria-prima para elaboração de produtos lácteos fermentados funcionais. Ademais, visa-se contribuir com a melhoria da qualidade do leite e derivados produzidos na região. As metodologias de planejamento experimental e análise de superfície de resposta serão empregadas para otimização das condições de bioprocessos, maximizando rendimentos, produtividade e viabilidade comercial, minimizando custos e conduzindo à obtenção de bioprodutos com as especificações desejadas. Além disso, através do uso das técnicas instrumentais, como cromatografia a líquido e a gás, e absorção atômica, e de diferentes técnicas de biologia molecular, pretende-se avaliar as características químicas, microbiológicas e bioquímicas das matérias-primas utilizadas, bem como dos bioprodutos obtidos. Como parte dos resultados espera-se desenvolver novos processos e produtos biotecnológicos de valor agregado, trazendo potenciais benefícios socioeconômicos através do desenvolvimento de tecnologias inovadoras e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região.

Sub projetos
Coordenação: Dra. Claucia Fernanda Volken de Souza
Pesquisador(a):

Dra. Claucia Fernanda Volken de Souza (Bolsistas de Produtividade em
Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq)
Me. Daniel Neutzling Lehn
Dra. Lucélia Hoehne
Dra. Márcia Inês Goettert
Dra. Mônica Jachetti Maciel


Bolsistas:

1 bolsa Univates


Mestrandos:

Jéssica Bressan Soratto


Fontes Financiadoras:

- Centro Universitário UNIVATES
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
- Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT)
- Launer Química Indústria e Comércio Ltda.


Resumo:

Esse projeto está vinculado a empresa associada ao Tecnovates - Parque Cientítico e Tecnológico da Univates. Para a indústria brasileira de produtos lácteos a disponibilidade de culturas de bactérias lácticas nativas ou endógenas, adaptadas às condições locais, é uma necessidade econômica tendo em vista a redução do custo de importação e o avanço tecnológico. Portanto, o presente projeto tem como objetivo o isolamento de bactérias lácticas endógenas para uso como culturas starters em produtos lácteos fermentados. Serão isoladas, identificadas e caracterizadas quanto ao seu potencial tecnológico e probiótico bactérias lácticas de leite in natura e de queijo colonial artesanal produzido na região do Vale do Taquari. Também será avaliado o desempenho das culturas lácticas selecionadas na fabricação de diferentes produtos lácteos. A partir dos resultados desse trabalho pretende-se isolar bactérias lácticas com potencial tecnológico e probiótico para uso na elaboração de produtos lácteos de qualidade físico-química, microbiológica e sensorial.