Biotecnologia em pauta: Univates promove evento na área para universitários gaúchos

Postado as 28/01/2019 14:00:41

Por Natália Bottoni

Natália Bottoni

A Escola de Verão em Biotecnologia objetiva despertar o interesse dos alunos de graduação dessa área. O encontro teve início nesta segunda-feira, dia 28, na Universidade do Vale do Taquari - Univates e segue até sexta-feira, dia 1º. As atividades reúnem 21 estudantes de graduação das instituições de ensino: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), além de alunos da própria Instituição. O evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates e patrocinado pelas empresas Regenera Moléculas do Mar, Analítica e Meck.

Natália Bottoni

Entre as atividades durante a semana estão as aulas que tratam da área com relação à farmacologia de produtos naturais, os aspectos nutrigenéticos de marcadores bioquímicos, antropométricos e comportamentais e as implicações para doenças multifatoriais, caracterização fisiológica e molecular de plantas sob estresses ambientais e em associação com microrganismos. Serão abordados assuntos referentes à cadeia produtiva do leite, à seleção e caracterização de microrganismos com potencial de uso biotecnológico, à aplicação de marcadores moleculares no estudo da saúde reprodutiva animal e humana e à bioecologia e ao controle de ácaros no Rio Grande do Sul. Além disso, os participantes irão realizar estágio em grupos de pesquisa científica no turno da tarde.

Natália Bottoni

O estudante David Fagundes estuda na Uergs e está participando do projeto.  “Espero aprender mais sobre a área da biotecnologia, nas áreas animal e vegetal”, explica. Ele está animado para a experiência de estágio que o evento proporciona. É a primeira vez que visita a Univates e pretende conhecer o campus e a estrutura da Universidade.

PPGBiotec recebe inscrições em fluxo contínuo

Até 31 de agosto o mestrado e o doutorado do PPGBiotec da Univates recebem inscrições por meio do edital de fluxo contínuo, neste link. As aulas são oferecidas no regime ​presencial e regular, ocorrendo semanalmente nas sextas-feiras à noite e aos sábados de manhã, no período de abril a dezembro de cada ano.

O programa concentra-se nas áreas de Biotecnologia Agroalimentar, com linhas de pesquisa em Biotecnologia na Produção Primária de Alimentos e Biotecnologia na Produção Industrial de Alimentos, e de Biotecnologia em Saúde, com linhas de pesquisa em Detecção e Caracterização de Microrganismos e Aspectos Moleculares em Processos Fisiopatológicos.

Mais informações podem ser obtidas clicando aqui ou pelo e-mail ppgbiotec@univates.br.