Centro Clínico reúne todos os serviços de saúde da Univates

Postado em 04/03/2016 09h29min e atualizado em 11/12/2017 13h24min

Por -

Na próxima segunda-feira, dia 7, terão início as atividades do Ambulatório de Especialidades do Centro Clínico Univates – que engloba também todos os serviços já oferecidos pela Instituição na área da saúde (ver imagem). Neste primeiro momento, serão oferecidos atendimentos nas áreas de cardiologia, hematologia e pneumologia, além de exames. O espaço de cerca de 1,9 mil m2 é resultado de investimento de cerca de R$ 10 milhões da Univates e será voltado à oferta de consultas e exames de média complexidade por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para que isso se torne viável, o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Taquari (Consisa-VRT) deve se reunir na próxima segunda-feira, dia 7, para aprovar que o Centro Clínico seja prestador de serviços da entidade, o que permitirá às prefeituras da região o acesso aos serviços via Consisa. Além disso, a Comissão Intergestores Regional (CIR) aprovou, na última terça-feira, dia 1º, a busca de recursos que atualmente são destinados a Porto Alegre para que eles sejam realocados na própria região. “A ideia da CIR é de que o recurso deve acompanhar o paciente. Ou seja, se ele for encaminhado para o Centro Clínico para a realização de procedimentos de média complexidade, essa verba deve ser destinada à região, e não mais aos prestadores de serviço de Porto Alegre, como ocorria até então”, explica a coordenadora do Centro Clínico, Fabíola Colombo.

A coordenadora acrescenta que os municípios que contam com gestão plena já podem fazer o redirecionamento dessas verbas ao Centro Clínico, como ocorre com Lajeado. “O município já adiantou que assumirá 25% da oferta, com exceção dos atendimentos de fisioterapia e dos exames de eletrocardiograma, nos quais há interesse em 100% do que será disponibilizado pelo Centro Clínico”, acrescenta Fabíola. Dessa forma, a partir da próxima segunda-feira, dia 7, os cidadãos lajeadenses que necessitarem de atendimento em cardiologia, hematologia e pneumologia e de exames serão avaliados nas suas Unidades Básicas de Saúde e enviados ao Centro Clínico, após trâmite interno da Secretaria Municipal de Saúde.

O Ambulatório de Especialidades terá como diretor técnico o doutor João Batista Pozzato. As atividades iniciam com atividades de cinco médicos, assistente social, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos de enfermagem e assistentes administrativos. O local também recebe estudantes a partir do 5º semestre do curso de Medicina, que acompanharão as atividades realizadas por profissionais, assim como estagiários dos diversos cursos da área da saúde e residentes, caracterizando-se como um espaço de ensino em serviço. A partir do dia 21 de março, também serão realizadas consultas de ginecologia e obstetrícia. O Ambulatório de Especialidades atenderá das 7h às 12h15min e das 13h15min às 17h30min.

O Centro Clínico
O Centro Clínico Univates reúne e administra todos os atendimentos realizados pela Instituição na área da saúde, ou seja, o Ambulatório de Especialidades, a Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde, a Clínica de Fisioterapia, a Farmácia-Escola e o Laboratório de Análises Clínicas – que permanecem em suas estruturas atuais. Por se tratar de um centro multiprofissional, foi implantado o sistema Tasy, que integra os serviços e é por meio do qual se fará a gestão do prontuário do paciente, que será 100% eletrônico.

O acesso aos serviços do Centro Clínico será exclusivamente pelo SUS, de modo que o paciente deverá realizar a primeira consulta em uma Unidade Básica de Saúde do seu município. Caso haja necessidade, o médico da Unidade Básica de Saúde pedirá o encaminhamento para a secretaria de saúde, que agendará a consulta. Em caso de necessidade de procedimentos de alta complexidade, o paciente será encaminhado ao hospital por meio do Centro Clínico.

Ambulatório de Especialidades
O Ambulatório de Especialidades é equipado com nove consultórios, restaurante e lancheria, recepção com capacidade para 50 pessoas, miniauditório, salas administrativas, sala de recuperação com sete leitos, além de salas para exames, farmácia interna e estoque, entre outras.

Ambulatório de Especialidades em números

- Ecodoppler
- Espirometria – prova da função pulmonar
- Teste ergométrico