Cerca de 120 estudantes integram a Cures neste semestre

Postado em 04/03/2016 18h13min e atualizado em 11/12/2017 13h24min

Por Ana Amélia Ritt

A Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (Cures) é um serviço escola que oportuniza aos estudantes a realização de estágio com equipe multiprofissional, visando à interdisciplinaridade e à integralidade da atenção em saúde. Nesta sexta-feira, dia 4, ocorreu a integração do grupo de estudantes que realizará atendimentos pela Cures neste semestre. A equipe, formada por cerca de 120 estudantes da Univates, começa a atender à comunidade na segunda-feira, dia 7.

“A Cures oferece uma série de vivências fazendo com que os estudantes, supervisionados pelos professores, tenham contato com outras áreas e com a equipe de saúde dos municípios com os quais o serviço mantém convênio. Juntos, em reuniões, discutem um projeto para acompanhamento da pessoa encaminhada. Os acadêmicos entram em contato com os profissionais que atuam junto às políticas públicas, tais como saúde, educação e assistência social e atendem tanto crianças como adolescentes, adultos e idosos”, explica a coordenadora da Cures, professora Olinda Saldanha.

Com cinco anos de atividades, a Cures envolve estudantes de oito cursos da Instituição. Márcia Santos é estudante de Pedagogia e iniciará sua participação na Cures neste semestre. “Penso que acrescentará bastante, porque o projeto trabalha com várias situações e, no meu caso, com crianças com vivências diferentes. A Cures traz a questão do relacionamento humano e a forma como vemos o outro. Dessa forma, faz, também, com que nos coloquemos no lugar da outra pessoa”, completa.

Estudante de Nutrição, Patrícia Bergjohann também destaca a questão humana envolvida. “A gente tem uma base do que é 'ser humano'. A experiência vai além da sala de aula, as situações que vivenciamos nos conduzem a algo que não imaginávamos, de levar para a prática profissional a questão da multidisciplinaridade”, acrescenta.

Os cursos com maior número de alunos participantes na Cures são Odontologia, com 33 acadêmicos, e Psicologia, com 26. Além destes, estudantes do curso de Enfermagem, Educação Física (Bacharelado), Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Pedagogia também integram a equipe. O tempo que o estudante participa da vivência depende do curso em que ele está inserido. Atualmente, são três os municípios que possuem convênio com a Cures: Arroio do Meio, Estrela e Lajeado.

Texto: Ana Amélia Ritt