Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Centro Clínico Univates realiza ações em alusão ao Dezembro Laranja

Postado as 23/11/2018 10:26:45

Por Leonardo Seibel

Sol, calor  e pele bronzeada são alguns dos atrativos que o verão oferece. Para poder aproveitar ao máximo tudo isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lançou a campanha “Se exponha, mas não se queime”, em alusão ao Dezembro Laranja - mês voltado à conscientização sobre o câncer de pele. No dia 1º de dezembro, em todo o Brasil, cerca de 4 mil dermatologistas, espalhados por 130 postos de atendimento, irão prestar serviços de atenção à saúde e avaliação da pele e realizar alguns procedimentos em casos de lesões cutâneas. Serão cerca de 30 mil pessoas atendidas durante a ação.

Lucas George Wendt

Em Lajeado, os atendimentos serão realizados no Ambulatório de Especialidades Médicas do Centro Clínico Univates, das 9h às 15h. Durante a ação, cirurgiões e dermatologistas farão 100 atendimentos de avaliação da pele e procedimentos em casos de lesões que possam resultar em câncer de pele. As consultas são gratuitas e abertas a toda a comunidade, não sendo necessário cadastro prévio. 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7052.

Saiba mais

O câncer de pele é provocado pelo crescimento anormal das células que compõem a derme. Existem diferentes tipos de câncer de pele que podem se manifestar de formas distintas, sendo os mais comuns denominados carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular - chamados de câncer não melanoma -, que apresentam altos percentuais de cura se diagnosticados e tratados precocemente. Um terceiro tipo, o melanoma, apesar de não ser o tipo de câncer de pele mais incidente, é o mais agressivo e potencialmente letal. Quando descoberta no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura.

Em todos os tipos, a exposição excessiva e sem proteção ao sol é a principal causa do câncer. A doença pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente castanhada ou enegrecida, como uma papoula ou nódulo avermelhado, cor da pele ou perolado, ou mesmo como uma ferida que não cicatriza (Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia).