Cures e APS Univates presentes nas Malumpíadas

Postado as 30/11/2018 14:06:54

Por Lucas George Wendt / Dipes

Pietra Darde

A Universidade do Vale do Taquari foi uma das instituições que marcou presença na atividade proposta pela Secretaria da Saúde de Lajeado na última sexta-feira, dia 23. As Malumpíadas - que estão na quinta edição em 2018 - são um evento que promove a integração entre os usuários da rede de atenção psicossocial da região.

O evento contou com atividades que envolvem esportes como futebol, basquete e vôlei, além de ginástica funcional, jogo de taco, arremesso de bolinhas, cabo de guerra e slackline.

O Parque Professor Theobaldo Dick foi o ponto de reunião das centenas de pessoas que participaram. A atividade reuniu usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infantil, do Caps Álcool e Drogas e do Caps Adulto de Lajeado, além dos Caps de Estrela e de Fazenda Vilanova.

Os Caps, em Lajeado, são locais em que atuam profissionais do setor de Assistência Profissional em Saúde (APS) da Univates, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa). Além dos profissionais do APS, diversos estagiários e profissionais da Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (Cures), da Univates, também estiveram envolvidos no evento.

Pietra Darde

Participaram da atividade cerca de 40 estagiários da Cures, mais os supervisores. Na equipe que organizou as atividades foram 10 estudantes diretamente envolvidos em preparar tarefas. Os outros 30 participaram experimentando as atividades elaboradas pela equipe que organizou o evento, composta de estudantes e profissionais dos Caps e da Clínica Universitária.

No planejamento geral do evento foram mais de 25 profissionais envolvidos, entre Caps, Sesa e Univates.

Pietra Darde

A atividade iniciou com alongamento e caminhada, contando com a participação do prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, da vice-prefeita, Gláucia Schumacher, e do secretário da Saúde, Tovar Musskopf.

Medalhas de participação foram distribuídas a todos os participantes no fim do evento.

Conforme a coordenadora do Caps AD e funcionária do APS Univates, enfermeira Franciele Schmitz, o evento foi voltado à atividade física e também proporcionou a convivência dos usuários de saúde mental em outros espaços. O objetivo é disseminar a inclusão. “Para que os usuários experimentem o que todos nós experimentamos”, diz. Foram cerca de 200 participantes nesta edição.

De acordo com a coordenadora, para os profissionais, a atividade proporciona outros momentos de vivência, de conhecer o usuário e de entender sua forma de compreensão do mundo. “O evento nos faz sentir a saúde mental e crescer como profissionais”, finaliza.

Pietra Darde

Conforme o secretário da Saúde de Lajeado, Tovar Musskopf, as Malumpíadas são um evento importante para incentivar a inclusão dos pacientes da saúde mental. “A integração com usuários dos outros Caps e seus familiares, além da prática esportiva, a dança, o canto e a integração nos jogos coletivos, tudo isso anima a alma e deixa as pessoas mais felizes”, comenta.