Univates oferece serviço de prescrição de exercícios a populações especiais

Postado as 04/12/2018 14:49:28

Por Ana Amélia Ritt

Desde outubro, pessoas com doenças crônicas participam do Programa de Prescrição de Exercícios a Populações Especiais (PPEPE). O serviço, oferecido pelo Laboratório de Fisiologia do Exercício da Univates, faz parte do  Centro Clínico da Instituição, acompanhando os participantes com o objetivo de proporcionar melhor condição física, mental e social ao indivíduo.

Ana Amélia Ritt

O tratamento não farmacológico é voltado a usuários que apresentam doenças cardiovasculares, metabólicas, respiratórias e limitações osteomioarticulares.

Ana Amélia Ritt

Deoclecio da Costa, de 62 anos, participa dos atendimentos desde o começo, em outubro. Apesar do problema cardíaco e do reumatismo no sangue, confirma sua melhora. “Estou gostando muito dos encontros, está sendo bom demais”, afirma.

Com exercício três vezes por semana, as atividades aproveitam a infraestrutura do Complexo Esportivo, como a hidroginástica e a academia. Para iniciar o programa, o usuário passa por exames, testes físicos e questionários. “A maioria das pessoas que estão aqui nunca praticou exercícios físicos regularmente. Essa é uma forma de prepará-los para manterem um estilo de vida ativo”, explica a coordenadora do Laboratório de Fisiologia de Exercício, Jéssica Luana Dornelles da Costa.

Para o coordenador do PPEPE e professor do curso de Educação Física da Univates, doutor Carlos Leandro Tiggemann, modelos como o projeto estão sendo executados em grandes hospitais e clínicas.

O exercício tem um papel terapêutico fundamental de prevenção e tratamento da doença e reabilitação do usuário. Uma pessoa que está com os níveis elevados de pressão arterial, obesidade ou diabetes tem de entender que a mudança de hábitos e a procura de alternativas saudáveis são interessantes e indispensáveis

Ana Amélia Ritt

Após as aulas, todas as semanas um grupo multiprofissional, com profissionais de educação física, médico cardiologista e fisioterapeuta, discute sobre os casos e suas evoluções. Apesar de ainda estar no início, o PPEPE tem como objetivo para o próximo ano formar grupos maiores e consolidados.