Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Em 2018, Centro Clínico Univates realiza mais de 95 mil atendimentos

Postado as 15/02/2019 16:15:47

Por Natália Bottoni

Lucas George Wendt

O Centro Clínico Univates divulgou recentemente dados de atendimentos efetuados em 2018. Segundo a Univates, foram realizados 97.811 atendimentos e 19.044 exames no período. Os resultados correspondem às expectativas do serviço para o ano e devem ter, em 2019, acréscimo de aproximadamente 10% nos serviços prestados.

A necessidade antes existente de a população se deslocar para Porto Alegre para ter acesso a serviços de saúde de média complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foi suprida com a criação do Ambulatório de Especialidades Médicas do Centro Clínico Univates. Em 2018 o setor realizou 9.026 atendimentos nas especialidades de cardiologia, hematologia, pneumologia, gineco-obstetrícia, pediatria (e a subespecialidade neuropediatria), endocrinologia, gastroenterologia, nefrologia, alergia e imunologia clínica, dermatologia, reumatologia, geriatria, neurologia, otorrinolaringologia, psiquiatria e oftalmologia. Além disso, foram feitos 3.534 exames de endoscopia, ultrassonografia, radiografia e biópsia, entre outros.

Nicole Morás

Além dos atendimentos e exames realizados no Ambulatório, o Centro Clínico presta atendimentos individuais e coletivos nas áreas de fisioterapia, odontologia, enfermagem, psicologia, serviço social, nutrição, educação física em laboratório de fisiologia do exercício, análises clínicas e serviço na área de gestão de pessoas.

Para ampliar os serviços oferecidos, em 2018 foram inaugurados o Serviço Especializado de Psicologia, a Clínica de Odontologia Ampliada e a Assistência Profissional em Saúde (APS) Univates, em que ocorre a terceirização de contratação de pessoas para atuarem nos serviços de saúde pública do município de Lajeado.

Possibilidade de experiência para estudantes da Univates

Lucas George Wendt

O Centro Clínico Univates presta serviços de excelência na rede de atenção à saúde, além de viabilizar a articulação entre ensino qualificado, estudos científicos e pesquisas clínicas, o que favorece a tomada de decisões baseadas em evidências. Os espaços são utilizados de forma integrada com a área acadêmica, possibilitando ações de ensino, extensão e pesquisa aos estudantes dos diversos cursos da área da saúde da Univates.

Além disso, os aparelhos de alta tecnologia presentes no local oportunizam a realização de pesquisas científicas com qualidade e confiabilidade. Na área de pesquisa e inovação, o compromisso do Centro Clínico é disponibilizar campos qualificados de prática formativa, incentivando a construção e o desenvolvimento de habilidades e competências. Há equipamentos de ponta que disponibilizam exames de radiografia, endoscopia, colonoscopia, ecografias, ecocardiografia, espirometria, teste ergométrico, Holter, Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (Mapa), biópsias, punções e pequenas cirurgias para atendimento a usuários do SUS. Esse investimento permite o diagnóstico e a indicação de tratamentos específicos aos pacientes.

Confira o número de atendimentos do Centro Clínico em 2018 por área:

  • - Ambulatório de Especialidades Médicas: 9.026 atendimentos e 3.534 exames especializados (endoscopia, ultrassonografia, radiografia, biópsia, entre outros);

  • - Ambulatório de Nutrição: 2.297 atendimentos e 24 exames de bioimpedância;

  • - Clínica de Odontologia Ampliada: 1.110 atendimentos;

  • - Clínica-Escola de Fisioterapia: 5.769 atendimentos;

  • - Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (Cures): 1.640 atendimentos (individual ou interdisciplinar) e 1.752 atendimentos em grupos de promoção à saúde;

  • - Laboratório de Análises Clínicas Univates: 15.486 exames;

  • - Laboratório de Fisiologia do Exercício: 180 atendimentos pelo Programa de Prescrição de Exercícios a Populações Especiais (Ppepe), 124 testes ergométricos e 560 avaliações físicas no Complexo Esportivo;

  • - Serviço Especializado de Psicologia: 641 atendimentos;

  • - Centro de Atendimento Materno-Infantil: 3.725 atendimentos;

  • - Farmácia-Escola: 70.987 atendimentos.