Em 2018, Centro Clínico Univates realiza mais de 95 mil atendimentos

Postado as 15/02/2019 16:15:47

Por Natália Bottoni

Lucas George Wendt

O Centro Clínico Univates divulgou recentemente dados de atendimentos efetuados em 2018. Segundo a Univates, foram realizados 97.811 atendimentos e 19.044 exames no período. Os resultados correspondem às expectativas do serviço para o ano e devem ter, em 2019, acréscimo de aproximadamente 10% nos serviços prestados.

A necessidade antes existente de a população se deslocar para Porto Alegre para ter acesso a serviços de saúde de média complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foi suprida com a criação do Ambulatório de Especialidades Médicas do Centro Clínico Univates. Em 2018 o setor realizou 9.026 atendimentos nas especialidades de cardiologia, hematologia, pneumologia, gineco-obstetrícia, pediatria (e a subespecialidade neuropediatria), endocrinologia, gastroenterologia, nefrologia, alergia e imunologia clínica, dermatologia, reumatologia, geriatria, neurologia, otorrinolaringologia, psiquiatria e oftalmologia. Além disso, foram feitos 3.534 exames de endoscopia, ultrassonografia, radiografia e biópsia, entre outros.

Nicole Morás

Além dos atendimentos e exames realizados no Ambulatório, o Centro Clínico presta atendimentos individuais e coletivos nas áreas de fisioterapia, odontologia, enfermagem, psicologia, serviço social, nutrição, educação física em laboratório de fisiologia do exercício, análises clínicas e serviço na área de gestão de pessoas.

Para ampliar os serviços oferecidos, em 2018 foram inaugurados o Serviço Especializado de Psicologia, a Clínica de Odontologia Ampliada e a Assistência Profissional em Saúde (APS) Univates, em que ocorre a terceirização de contratação de pessoas para atuarem nos serviços de saúde pública do município de Lajeado.

Possibilidade de experiência para estudantes da Univates

Lucas George Wendt

O Centro Clínico Univates presta serviços de excelência na rede de atenção à saúde, além de viabilizar a articulação entre ensino qualificado, estudos científicos e pesquisas clínicas, o que favorece a tomada de decisões baseadas em evidências. Os espaços são utilizados de forma integrada com a área acadêmica, possibilitando ações de ensino, extensão e pesquisa aos estudantes dos diversos cursos da área da saúde da Univates.

Além disso, os aparelhos de alta tecnologia presentes no local oportunizam a realização de pesquisas científicas com qualidade e confiabilidade. Na área de pesquisa e inovação, o compromisso do Centro Clínico é disponibilizar campos qualificados de prática formativa, incentivando a construção e o desenvolvimento de habilidades e competências. Há equipamentos de ponta que disponibilizam exames de radiografia, endoscopia, colonoscopia, ecografias, ecocardiografia, espirometria, teste ergométrico, Holter, Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (Mapa), biópsias, punções e pequenas cirurgias para atendimento a usuários do SUS. Esse investimento permite o diagnóstico e a indicação de tratamentos específicos aos pacientes.

Confira o número de atendimentos do Centro Clínico em 2018 por área:

• - Ambulatório de Especialidades Médicas: 9.026 atendimentos e 3.534 exames especializados (endoscopia, ultrassonografia, radiografia, biópsia, entre outros);

• - Ambulatório de Nutrição: 2.297 atendimentos e 24 exames de bioimpedância;

• - Clínica de Odontologia Ampliada: 1.110 atendimentos;

• - Clínica-Escola de Fisioterapia: 5.769 atendimentos;

• - Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (Cures): 1.640 atendimentos (individual ou interdisciplinar) e 1.752 atendimentos em grupos de promoção à saúde;

• - Laboratório de Análises Clínicas Univates: 15.486 exames;

• - Laboratório de Fisiologia do Exercício: 180 atendimentos pelo Programa de Prescrição de Exercícios a Populações Especiais (Ppepe), 124 testes ergométricos e 560 avaliações físicas no Complexo Esportivo;

• - Serviço Especializado de Psicologia: 641 atendimentos;

• - Centro de Atendimento Materno-Infantil: 3.725 atendimentos;

• - Farmácia-Escola: 70.987 atendimentos.