Doações da BRF apoiam três pesquisas da Univates para o combate à Covid-19

Postado as 25/09/2020 08:45:20

Por Altair Nobre/Imprensa da BRF

Em julho deste ano, a BRF doou R$ 100 mil ao Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), vinculado à Universidade do Vale do Taquari - Univates, para o desenvolvimento de estudos e projetos relacionados à Covid-19 e à saúde pública. Dois meses depois, o investimento no avanço de três projetos que podem resultar em benefícios para a sociedade: um busca um exame mais rápido e acessível para detectar o vírus, outro para o desenvolvimento de medicamentos e o terceiro, uma alternativa para desinfecção de ambientes. A doação da empresa faz parte dos R$ 7 milhões destinados para fundos de pesquisas dos principais centros de estudos brasileiros direcionados a protocolos de tratamento, diagnóstico e desenvolvimento de medicamentos para o combate ao novo coronavírus.

Bruna Laís Alves

“A doação realizada pela BRF permitiu colocar à disposição da sociedade uma quantidade de informações e de testes que aumentaram a capacidade de entendimento do comportamento do vírus e de sua disseminação”, resume o diretor de Serviços em Saúde da Univates, Jairo Hoerlle.

Conheça os três projetos da Univates que receberam os recursos da BRF

Por um diagnóstico mais rápido e barato

Até agora, a BRF é a única fonte de financiamento externo recebido por um projeto que procura um exame mais rápido e barato para detectar o vírus pela saliva em vez de pela secreção coletada do nariz e da garganta para o RT-PCR. Com o projeto, intitulado “Detecção do vírus da Síndrome Respiratória Coronavírus-2 por Espectroscopia no Infravermelho com Transformada de Fourier”, a professora Daiane Heidrich, doutora em Medicina, busca uma tecnologia alternativa que possa ser utilizada pela população do Vale do Taquari, por meio do apoio e interesse das redes municipais de saúde.

“Em uma única aplicação de saliva de um indivíduo no equipamento FT-IR, serão obtidos resultados relacionados à detecção de Sars-CoV-2 em poucos minutos de avaliação espectral. Além da maior rapidez, a utilização da ferramenta FT-IR gera menor custo e menor impacto ambiental com a mesma robustez, sensibilidade e especificidade que o RT-PCR”, explica Daiane.

Por novos fármacos

Os pesquisadores doutores Marcia Inês Goettert, João Antonio Pêgas Henriques e Luis Fernando Saraiva Macedo Timmers irão trabalhar na anotação funcional dos genomas do vírus Sars-CoV-2, isolados em diferentes regiões do Brasil, por meio de análises de bioinformática com o intuito de analisar mutações específicas no genoma do vírus. A partir das mutações encontradas, os pesquisadores ainda irão analisar novas possibilidades de fármacos, em parceria com universidades internacionais. Os recursos doados pela BRF se destinam a adquirir material importado para parte do desenvolvimento do projeto.

Ozônio para desinfecção e sanitização

A diretora de Inovação e Sustentabilidade da Univates, professora Simone Stülp, doutora em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais, coordena um projeto, em conjunto com uma startup instalada no Tecnovates, a Alvap, que investiga a adoção do ozônio para desinfecção e sanitização. O manejo do ozônio pela Alvap é utilizado para a limpeza de frutas, purificação de água, utilização na indústria e na agricultura.

A professora Simone ressalta que o investimento da BRF para o Tecnovates é uma aproximação com o Hub de Inovação da BRF, conectado com as áreas prioritárias do Parque Tecnológico, e bem-vindo em área de extrema necessidade neste momento de emergência sanitária.

O BrfHub é o braço de inovação aberta da BRF, que procura diariamente conectar a empresa com novos estudos e tecnologias. “Acreditamos no poder da ciência nacional e apoiamos iniciativas inovadoras, com base científica, que auxiliem toda a sociedade, com o desenvolvimento de pesquisas para a descoberta de protocolos de tratamentos eficazes e novos medicamentos para combater a Covid-19”, afirma Stephanie Blum, gerente de Inovação da BRF.

O diretor de Serviços em Saúde da Univates, Jairo Hoerlle, destaca a interação entre a BRF e a Universidade. “Parcerias como essa permitem que a sociedade melhore, que soluções sejam propostas e que projetos bem articulados viabilizem melhores práticas e formas de tratamento. A parceria da Univates com a BRF, além do ganho social no momento da pandemia, está servindo de base para uma maior aproximação entre essas duas organizações tão importantes para Lajeado e para o Vale do Taquari. Outras possibilidades de mútuo apoio e envolvimento poderão surgir, sempre com vistas ao benefício de amplas camadas da sociedade”.

Saiba mais

A doação para a Univates faz parte dos R$ 50 milhões anunciados, em abril, pela BRF para distribuição de alimentos, insumos médicos e apoio a fundos de pesquisa e desenvolvimento social para contribuir com os esforços de combate aos efeitos da pandemia. A iniciativa alcança hospitais, organizações de assistência social e profissionais de saúde nos estados e municípios em que a empresa possui operação. Dentre os contemplados, além da Univates, estão a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, o Instituto Butantan e o Hospital das Clínicas, em São Paulo.

Lucas George Wendt

Logo ods-3