Fundação Univates e Imigrante assinam convênio para atendimentos na área da saúde

Postado as 10/08/2021 14:40:30

Por Nicole Morás

A Fundação Univates e a Prefeitura de Imigrante firmaram um convênio na tarde da última segunda-feira, 09, que possibilita o acesso da comunidade imigrantense a consultas e exames no Centro Clínico Univates. Durante o ato, o presidente da Fundação Univates, Ney Lazzari, destacou a trajetória dos cursos da área da saúde da Universidade do Vale do Taquari - Univates, que tiveram início há cerca de 20 anos, e a atuação da Instituição em parceria com os entes públicos da região.

O prefeito de Imigrante, Germano Stevens, afirmou que o convênio é muito importante para o município, uma vez que a saúde integra a atenção básica à população. “A área da saúde no município sempre foi muito boa, com um olhar atencioso. Queremos manter o que estava bom e ampliar a atuação”, explicou. Stevens também comentou sobre a assinatura de outro convênio para a revitalização das avenidas de Imigrante. “Tudo isso é mais um passo para uma parceria que vai se fortalecer com a Univates”, afirmou.

Representando a Univates, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Carlos Cândido da Silva Cyrne, destacou a importância da aproximação entre a Universidade e o município para proporcionar uma formação com experiências no mundo real aos estudantes. “Com esse convênio, quem mais se beneficia é o munícipe, que será atendido perto de casa. Quem sabe outros projetos poderão proporcionar desafios e oportunidades para que nossos estudantes possam tratar de problemas reais, como temos feito com os cursos que compõem o Aula+”, relatou.

Nicole Morás

Também participaram do ato de assinatura o diretor do Saúde Univates, Jairo Luís Hoerlle; a gerente administrativa do Saúde Univates, Sheila Ferrari Berté; a assessora da Diretoria Executiva da Fundação Univates, Amanda Vettorello; e a secretária de Saúde e Assistência Social de Imigrante, Jóice Cristina Horst, que é diplomada no curso de Enfermagem da Univates.

Como funciona

O convênio é regulado pela Secretaria de Saúde e Assistência Social de Imigrante, que é o órgão responsável por fazer o encaminhamento dos pacientes ao Centro Clínico Univates.

O Centro Clínico

O Saúde Univates - Centro Clínico abrange as áreas da Medicina, Enfermagem, Farmácia e Biomedicina e atua no formato de serviço-escola, disponibilizando à população consultas em diversas especialidades médicas e exames complementares. Além disso, conta com serviços farmacêuticos e de enfermagem, como instrução para uso de insulina, processo de uso de medicamentos, conciliação de terapias medicamentosas etc. Nesse serviço são realizados atendimentos a pacientes encaminhados pelas prefeituras municipais, oriundos dos convênios SUS, CONSISA ou CISVALE.

As consultas especializadas disponíveis no Saúde Univates são: alergologia e imunologia clínica, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, geriatria, hematologia, infectologia, nefrologia, neurologia, neuropediatria, nutrologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, pneumologia, psiquiatria, reumatologia, Ambulatório de Diabetes e Hipertensão. Além disso, há disponibilidade dos seguintes exames complementares: MAPA, Holter, eletrocardiograma, ecocardiografia transtorácica e transesofágica, endoscopias digestivas, ultrassonografias gerais (exceto mapeamento de varizes e ultrassonografia obstétrica) e radiologia (exceto com uso de contraste).

Logo ods-3