Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Lucas George Wendt

UPA de Lajeado, gerenciada pela Fundação Univates, é selecionada para participar de programa do Ministério da Saúde

Postado as 29/10/2021 16:34:02

Por Lucas George Wendt

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Lajeado está entre as unidades de todo o País selecionadas pelo Ministério da Saúde para participar de um programa de qualificação no atendimento às urgências cardiovasculares. Atualmente existem cerca de 1,2 mil UPAs em todo o Brasil, e a de Lajeado está entre as que foram selecionadas para a iniciativa a partir dos bons resultados obtidos de qualidade nas avaliações do Ministério da Saúde e do Estado.  

O projeto é uma parceria do Ministério da Saúde com o Hospital do Coração (HCor), de São Paulo, que acontece por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), com acompanhamento de 13 meses nas unidades selecionadas. 

O projeto prevê apoio à implementação de boas práticas na atenção à cardiologia e urgências cardiovasculares. “O objetivo é qualificar os serviços de gestão no que tange ao manejo clínico nessas áreas”, explica Ursula Jacobs, gerente de Urgência de Emergência da Fundação Univates. 

Serão disponibilizados eletrocardiógrafos às UPAs de todo o Brasil, equipamentos que estarão conectados com o HCor, sendo interativos, de forma que os exames e diagnósticos possam ser realizados em conjunto pelas equipes das UPAs locais e do Hospital do Coração, além da adoção de diretrizes assistenciais na linha da cardiologia. 

Em outubro foi realizada a coleta dos dados sobre os atendimentos na área e fornecidas informações ao HCor sobre como acontecem os atendimentos nos casos de urgência e emergência cardiovasculares na Unidade de Lajeado. 

Em novembro a equipe do HCor estará na UPA para instalar o equipamento, previsto para acontecer no fim do mês, ao mesmo tempo que serão realizados treinamentos com a equipe de médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem. Outros quatro momentos até o fim do ano estão previstos para a sequência dos treinamentos. 

“Temos uma série de compromissos com o HCor ao participar do projeto, por exemplo, implementação de planos de ação e envio de relatórios mensais”, revela a gerente. “Fomos indicados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-RS) em razão dos índices de qualificação do atendimento realizado aqui em Lajeado. Somos uma UPA qualificada, conforme a avaliação trianual mais recente do Ministério da Saúde, realizada em agosto. Também temos referência na cidade para alta complexidade na linha de atendimento cardiovascular no Hospital Bruno Born”. 

Para a gestora, a população da cidade e de áreas do entorno ganha com a seleção da UPA para participar do projeto. “Já temos protocolos para os atendimentos cardiovasculares e, com essa qualificação adicional, podemos estar ainda melhor preparados para os casos de atendimento nessa linha de cuidado”. 

Logo ods