Núcleo de Informações Hidrometeorológicas da Univates participa de evento sobre resiliência climática

Postado as 09/04/2024 13:57:36

Por Lucas George Wendt

Nicole Morás

O projeto social do Laboratório de Vulnerabilidades, Riscos e Sociedade (Lavurs), da Universidade Feevale, realizará, no dia 11 de abril, o III Seminário Internacional da Lavurs. A atividade, que tem como tema Desafios e Estratégias para um Futuro Resiliente, visa promover a discussão sobre riscos de desastres, os desafios atuais e o clima.

Serão discutidos aspectos sobre a importância da gestão dos riscos, nos quais a academia e a comunidade precisam articular e avançar para a busca de resiliência, especialmente nas cidades. Um dos painéis contará com a participação de Maria Angélica Gonçalves Cardoso e Luana Lermen Becchi, do Núcleo de Informações Hidrometeorológicas da Universidade do Vale do Taquari - Univates, abordando a relevância da previsão e do monitoramento hidrometeorológico na gestão de riscos e desastres.

O evento acontecerá das 18h às 22h, de forma gratuita, no espaço Cosmos, localizado no prédio Vermelho, no Câmpus II (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo). Poderão participar da atividade gestores públicos, professores da rede de ensino dos municípios que compõem a bacia hidrográfica do rio dos Sinos, integrantes da Defesa Civil, acadêmicos e professores da Universidade Feevale, assim como comunidade interessada e participantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos.

O Seminário é uma ação que vem ao encontro dos temas discutidos na Subcomissão de Ciência e Inovação, que compõe a Comissão Estadual nomeada para articular propostas em alusão ao Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil.

Confira a programação:

18h: Recepção e credenciamento

18h30min: Recepção do Lavurs e trajetória de atuação no Vale do Sinos, com Danielle Paula Martins, professora da Feevale e coordenadora do projeto

19h: Painel 1: A gestão de desastres no município de Caraá no ciclone de 2023, com Antônio Augusto Borges, coordenador municipal de Defesa Civil de Caraá

Painel 2: ¿La gestión del riesgo o los riesgos de la gestión?, com Claudia Natenzon, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais da Argentina (Flacso)

Painel 3: A importância da previsão e do monitoramento hidrometeorológico para a gestão de riscos e desastres, com Maria Angélica Gonçalves Cardoso e Luana Lermen Becchi, do Núcleo de Informações Hidrometeorológicas da Universidade do Vale do Taquari - Univates

O NIH

O Núcleo atua nas áreas de meteorologia e hidrologia. Suas atividades consistem no monitoramento de elementos meteorológicos e hidrológicos, elaboração da previsão do tempo e transmissão dessas informações para veículos de comunicação da região.

O NIH também acompanha alertas meteorológicos e hidrometeorológicos emitidos pelos sites do Inmet, Inpe e Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).

Além disso, as variáveis meteorológicas obtidas pela estação meteorológica instalada no campus da Univates, em Lajeado, formam um banco de dados de 21 anos, que pode ser utilizado tanto pelo público acadêmico quanto pelo privado.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods-15