Univates realiza aplicação do Exame Celpe-Bras

Postado as 25/04/2024 14:51:06

Por Lucas George Wendt

O exame Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros), que avalia a proficiência em língua portuguesa de falantes não nativos, foi aplicado no dia 23 de abril na Universidade do Vale do Taquari - Univates.

No total, as provas serão realizadas até a próxima sexta-feira (26), em 30 países. Ao todo, serão 95 postos de aplicação, distribuídos entre 37 localidades no Brasil e 58, no exterior. Mais de 2 mil pessoas se inscreveram nesta edição para prestar a prova em diferentes localidades, entre elas a Univates, onde quatro pessoas realizaram sua prova.

A Univates é habilitada como posto aplicador do Celpe-Bras desde 2023. Antes, pessoas interessadas no Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, para o obter o documento, precisavam se locomover até regiões como Santa Maria, no centro do Estado, ou Porto Alegre.

O exame é reconhecido por universidades, empresas e instituições governamentais como comprovação de habilidades linguísticas em português. Além de certificar a proficiência, é requisito para revalidação em Português de diplomas, certificações de formação na área médica e para a naturalização de pessoas.

O Celpe-Bras é o exame brasileiro oficial para certificar proficiência em português como língua estrangeira. A prova é aplicada semestralmente no Brasil e no exterior pelo Inep, com o apoio do Ministério da Educação (MEC) e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

O exame fundamenta-se na ideia de proficiência como uso adequado da língua para desempenhar ações no mundo. O Celpe-Bras considera aspectos textuais e discursivos, focando-se no contexto, no propósito e nos interlocutores envolvidos na interação.

Dúvidas sobre a aplicação do exame, próximas edições e a inscrição (quando disponíveis) podem ser esclarecidas pelo e-mail idiomas@univates.br ou pelo WhatsApp (51) 99805-0180.

Confira o edital do Celpe-Bras 2024/1

Acesse o Sistema Celpe-Bras

Saiba mais sobre o Celpe-Bras

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods