Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Institucional, Tecnovates

Tecnovates inaugura Hub Tecno Saúde e impulsiona região para tornar-se referência nacional na área

Por Natalia Nissen

Postado em 21/10/2025 09:40:56


Compartilhe

O Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) inaugurou, nesta segunda-feira, 20, o Hub Tecno Saúde. A estrutura instalada no Prédio 16 da Universidade do Vale do Taquari - Univates fomenta a inovação na área da saúde e deverá posicionar a região como referência nacional no setor.

O Hub consolida uma estratégia de conexão entre ciência, tecnologia e saúde em um ecossistema colaborativo e de inovação regional. O objetivo é integrar pesquisadores, profissionais, startups e organizações comprometidas com o desenvolvimento de soluções tecnológicas que promovam o bem-estar das pessoas e melhorem a qualidade dos serviços de saúde. 

Os atores da quádrupla hélice da inovação – governos, universidade, empresas e sociedade – se unem em um ambiente dinâmico para criar e consolidar soluções em saúde e tecnologias, com foco na pesquisa aplicada, empreendedorismo e impacto social. 

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Luís Fernando Saraiva Macedo Timmers, afirmou que o Hub inicia com metas ambiciosas, como a criação de 50 startups e 25 serviços tecnológicos voltados à saúde e às engenharias em até cinco anos. “Este espaço foi pensado para integrar a formação acadêmica, pesquisa, desenvolvimento e capacitação profissional, democratizando a ciência. Com ele, a Univates reafirma seu compromisso de inovação e formação profissional de pesquisadores capazes de transformar conhecimento em soluções que melhorem a qualidade de vida das pessoas e em desenvolvimento sustentável”, reiterou.

Maurício Alves Syrio e Rodrigo Acioli, analistas de projetos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), destacaram a importância de investimentos e do envolvimento de diferentes setores da sociedade em iniciativas como a proposta do Tecnovates. “Temos certeza de que este espaço não beneficia apenas a Universidade e o Parque, mas todo o entorno, as empresas e pessoas que puderem utilizar a estrutura, assim como a comunidade a partir dos resultados que saírem daqui”, complementou Syrio.

A reitora da Univates, Evania Schneider, relembrou o processo de idealização do Hub Tecno Saúde e do planejamento de longo prazo da Instituição para investir em ações na área da saúde. Também agradeceu a todas as pessoas que participaram da criação do Hub e que acreditam no propósito da Univates, além das parcerias que contribuem para o desenvolvimento regional como um todo. “Carregamos o Vale do Taquari no nosso nome, com muito orgulho. Este Hub é de todos, levem para suas cidades as possibilidades que podem acontecer e surgir deste espaço”, reforçou.

Participaram do desenlace da fita inaugural o presidente da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates), professor Carlos Cândido da Silva Cyrne; o vice-presidente da Fuvates e diretor-administrativo da Univates, Junior Roberto Willig; a reitora, professora Evania; a vice-reitora, Cíntia Agostini; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Timmers; a gestora do Tecnovates, Cristiani Reimers; a prefeita de Lajeado, Gláucia Schumacher; a secretária de Saúde de Lajeado, Giovanna Caribe Athayde Linhares; e os representantes da Finep. Após, foi realizada visita guiada pela estrutura do Hub.

Também participaram do evento de inauguração dezenas de autoridades e lideranças, entre elas: diretor-geral da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict/RS), Sandro Luís Kirst; representantes da Secretaria de Saúde do Estado, Nelson Ferreira de Souza Júnior e Maurício Reckziegel; secretário de Saúde de Estrela, Silas Aurélio Alves; presidente do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), Gilson Becker; presidente da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Joni Zagonel; representantes do Hospital Bruno Born, do Hospital Beneficente Santa Terezinha, do Hospital Estrela, do Hospital Ouro Branco e do Hospital Tacchini; representantes de empresas vinculadas ao Tecnovates; e representantes do Conselho de Curadores e do Conselho Fiscal da Fuvates.

Investimento e estrutura 

Integrado ao Tecnovates e ao ecossistema de inovação dos Vales do Taquari e Rio Pardo, o Hub Tecno Saúde está alinhado à visão estratégica do programa estadual Inova RS - Região dos Vales, em que um dos focos é a área da saúde.

O Hub está localizado no quarto e no quinto andar do Prédio 16 e conta com coworking dedicado às startups, hospital de simulação realística, FabLab e LabMaker com impressoras 3D para prototipagem e desenvolvimento de tecnologias na área da saúde e ambientes dedicados à pesquisa aplicada.

O simulador de ambulância reproduz o ambiente de atendimento pré-hospitalar e poderá ser utilizado em treinamentos para profissionais de saúde, desde motoristas de ambulâncias até médicos e enfermeiros. O equipamento instalado no Hub é o único disponível no Sul do Brasil.

O Hub Tecno Saúde foi viabilizado por meio de recurso captado da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do governo federal, no âmbito da chamada pública MCTI/Finep/FNDCT - Parques Tecnológicos. O investimento é de aproximadamente R$ 14 milhões.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar