Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Tecnovates anuncia mudanças em sua gestão

Postado as 17/10/2022 17:22:02

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Lucas George Wendt

Com o objetivo de promover ainda mais integração entre as atividades de ensino e pesquisa e as de tecnologia, empreendedorismo e inovação, o Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), a partir de outubro de 2022, está vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) da Universidade do Vale do Taquari - Univates

No último organograma o Tecnovates não tinha vínculo direto com a Propesq. O Parque reúne mais de 80 empresas no ecossistema de tecnologia, inovação e empreendedorismo do Vale do Taquari. Saiba mais sobre o Tecnovates clicando aqui

A mudança busca aproximar o Parque e integrá-lo às pesquisas desenvolvidas na Instituição. A estrutura do Tecnovates já comporta alguns dos laboratórios utilizados nos estudos realizados nos programas de pós-graduação. O Parque também terá uma nova gestão administrativa, a de Cristiani Reimers, que até recentemente foi gestora do Escritório de Relações com o Mercado (ERM). 

O Tecnovates tem quatro focos de atuação: residência de negócios que querem fazer parte do ambiente de inovação; associação externa de empresas, para aqueles que pretendem compartilhar experiências e conviver com o ambiente de inovação; incubação de negócios, para aqueles que desejam levar adiante suas ideias e consolidar negócios inovadores; e projetos de pesquisa e desenvolvimento e serviços tecnológicos, para parceiros que querem avançar em soluções para seus problemas tecnológicos ou desenvolver novos produtos, serviços, metodologias ou processos inovadores. 

Perspectivas para o Tecnovates

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Univates, professor Carlos Cândido da Silva Cyrne, entende que a vinculação do Tecnovates à Propesq tem como principal finalidade buscar a sinergia entre as atividades realizadas pelos pesquisadores da Univates. “O Parque é mais do que um espaço onde as organizações encontram subsídio para solucionar seus problemas. É um gerador de

oportunidades para a construção de novos conhecimentos e a proposição de alternativas para o aperfeiçoamento de processos, com a finalidade de agregar valor para as organizações, independentemente de sua natureza jurídica, e assim contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, informa. 

Ele acredita que a vinculação com a Propesq poderá facilitar a interação universidade-organização e possibilitar um maior “aproveitamento” do potencial científico que os pesquisadores possuem para contribuir com a sociedade. “Pensando no futuro, acredito que não haverá distinção entre Parque e Propesq. Claro que para isso há um longo caminho a ser percorrido, mas trabalharemos para que seja o mais breve possível”, analisa Cyrne. 

Divulgação/Acervo pessoal

Para a gerente administrativa do Parque, Cristiani Reimers, esse novo capítulo na trajetória do Tecnovates é um momento de união de forças. “Estamos unindo forças enquanto Universidade para prospectar oportunidades inovadoras no mercado e nos órgãos de fomento. O cenário atual nos exige resiliência e dinamismo”. 

A nova gestora tem como desafios fortalecer a interação universidade-empresa por meio de pesquisa, desenvolvimento e inovação, da incubação de negócios, do fortalecimento das residências atuais e de outras, conforme plano diretor do Parque; ampliar as relações entre os pesquisadores vinculados aos programas de pós-graduação e as empresas do Parque; ampliar as interfaces com parceiros do Tecnovates; e contribuir para a consolidação do Centro de Pesquisas regional. 

Em uma perspectiva pessoal, Cristiani destaca que este é um novo momento na sua trajetória na Univates. “Estou diante de mais um desafio enriquecedor que irá agregar muito na minha vida profissional e pessoal. Da mesma forma, espero continuar contribuindo para o crescimento da Instituição. Nesses 29 anos de atuação na Univates já vivi muitas experiências bacanas em atividades e projetos nas mais variadas áreas do conhecimento, e é isso que me move, me motiva”.

Ampliação e potencialização 

Com a mudança no Parque, o ERM amplia o escopo de sua atuação, tornando-se uma grande área de relacionamento com o mercado, e Cintia Agostini passa a integrá-la, como gerente comercial. A nova área terá ações voltadas, como um todo, à identificação de possibilidades de inserção dos diferentes produtos da Universidade nas comunidades. 

Esse departamento reúne os setores de Educação Continuada e de Pós-Graduação Lato Sensu em um Núcleo de Ensino; o Núcleo de Cultura e Eventos, o Núcleo de Informações Hidrometeorológicas, a TV e a Rádio Univates em um Núcleo de Cultura, Eventos e Mídia; e o Complexo Esportivo em um Núcleo Esportivo. A estrutura também terá um Núcleo de Produto Digital, integrado por parte da equipe do setor de Educação a Distância. 

A maior parte dessas áreas integrava o ERM até então e estava vinculada à Propesq. Com a mudança, o novo setor estará vinculado diretamente à Reitoria.

Lucas George Wendt

“Estamos constituindo um conceito novo na forma como podemos realizar entregas aos nossos clientes, entendidos como os estudantes da Instituição, as empresas, as administrações públicas e as entidades da sociedade civil organizada. Vamos olhar para os clientes na tentativa de entender as necessidades e cocriar com eles as soluções”, explica Cintia. 

“Pretendemos avançar em diversos aspectos: a educação como entrega, indo além da nossa graduação, dos cursos técnicos e da pós-graduação, já consolidados; a oferta de produtos digitais; a pesquisa científica como um produto; com um olhar dedicado às áreas de eventos; à Rádio e à TV; à área de esportes; e as possibilidades de negócios para o Tecnovates”, complementa Cintia. 

Segundo a gestora Cintia, o objetivo é entender e vender a Univates como um todo, em todos os locais em que a marca está inserida, ampliando o relacionamento institucional com os parceiros que tenham interesse em realizar ações com a Instituição. 

Logo ods