Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Inovação e empreendedorismo são tema de evento na Univates

Postado as 25/10/2022 21:29:35

Por Lucas George Wendt

Com informações da Prefeitura de Lajeado 

Falar de inovação pode ser o primeiro passo para estimular o desenvolvimento de uma cultura inovadora em uma cidade. Partindo desta premissa, o evento "Desafios e Oportunidades para uma Cidade Inovadora", realizado no Teatro Univates na noite de segunda-feira, 24/10, levou centenas de pessoas, entre servidores municipais da Prefeitura de Lajeado, estudantes da Univates, empresários, empreendedores e comunidade, para assistir a uma conversa sobre o tema.

Durante o evento, o prefeito, Marcelo Caumo, lançou oficialmente o Inova Servidor, um conjunto de iniciativas voltadas para incentivar a inovação no serviço público, como oficinas, workshops, palestras e hacklabs. O objetivo é desenvolver projetos para resolver problemas relacionados à administração pública, buscando soluções que tornem os serviços públicos mais ágeis e transparentes e menos burocráticos. A seleção das melhores ideias para serem desenvolvidas e implementadas pelos servidores. Os servidores escolhidos receberão capacitação e bônus salarial, e os treinamentos ocorrerão no Labilá. 

Prefeitura de Lajeado

- No nosso projeto de transformar Lajeado em uma cidade inteligente, um grande potencial está no serviço público. Como podemos contribuir e simplificar processos para termos uma prestação de serviços mais ágil e com mais qualidade para a população? Por isso estamos lançando hoje o Inova Servidor, nesta semana em que se celebra o Dia do Servidor Público. É um projeto pelo qual o município desenvolverá ideias dos servidores para melhorar os serviços públicos - disse o prefeito Marcelo Caumo durante o evento, ao apresentar o Inova Servidor (leia mais abaixo).

Luís Carlos Pinto, secretário de Inovação de Porto Alegre, apresentou a criação do Pacto Alegre, movimento de inovação da capital, e quais impactos o programa vem conquistando até agora. Rafael Campos, analista de Negócios e Inovação da Fundação Parque Tecnológico Itaipu, falou das iniciativas inovadoras do parque e como elas podem ajudar municípios a implantar ações inovadoras. Os dois especialistas participaram de um bate-papo com o gestor de Projetos de Inovação no Sebrae RS, Gustavo Moreira., falando sobre cidades inteligentes e conceitos de inovação. 

O comunicador Luciano Potter, na palestra "Conexões, Mudanças e Gentileza", falou sobre as mudanças de tecnologias nos últimos anos e como isso impacta no dia a dia das pessoas, que passaram a usar novas ferramentas e a mudar seus comportamentos de consumo em decorrência disso.

- Com a tecnologia, muitas empresas passaram a ver de outra forma o que o consumidor e passaram a oferecer isso, mudando completamente o jeito que consumimos - comentou Potter, ao falar da evolução dos modelos de negócio da música e dos streamings de vídeo, como a Netflix.

O evento faz parte de uma série de iniciativas do Pro_Move Lajeado, reunindo ações para incentivar a inovação e o empreendedorismo e estimular a comunidade, servidores públicos, empreendedores e estudantes a conhecerem e participarem do Edital Acelera 2.0, do programa InovaServidor (voltado aos servidores municipais de Lajeado) e de diversas atividades que culminarão no evento CrieSmartCities, programado para abril de 2023, na Univates. 

Prefeitura de Lajeado

Além das palestras, durante o evento também foram apresentadas oportunidades para que a comunidade apresente projetos de inovação:

- Inova Servidor - A Prefeitura, por meio do Labilá e do Programa Cidade Empreendedora, terá uma série de ações voltadas à promoção da inovação e do intraempreendedorismo. Servidores serão convidados a participar de atividades como workshops, palestras especiais, hacklabs, oficinas de projetos, LabInovadores e Acelera 2.0. Em uma das ações, 20 servidores concursados trabalharão dentro do Labilá durante 4 meses, onde serão capacitados para desenvolver projetos ou ideias de inovação voltados à solução de problemas relacionados à administração pública, buscando soluções que tornem os serviços públicos mais ágeis, transparentes e menos burocráticos.

- Oficina de Projetos - Para ajudar a comunidade, empreendedores, alunos e servidores, haverá uma Oficina de Projetos, no dia 03 de novembro, para apoiar interessados a desenvolverem suas ideias e projetos para o Inova Servidor e o Pro_Move Acelera 2.0.

- Pro_Move Acelera 2.0 - O edital que vai acelerar até 15 propostas inovadoras para a cidade por meio de qualificações e mentorias premiará 3 projetos que promovam soluções de problemas ou oportunidades no município. As inscrições estão abertas no site www.promovelajeado.com.br e se encerram no dia 28 de novembro de 2022. 

- Crie Smart Cities - O evento organizado pela Univates que foi sucesso em 2021 terá nova edição em 2023. O Crie Smart Cities abre espaço no meio acadêmico para discutir a inovação para o desenvolvimento social e econômico das cidades, de forma sustentável e colaborativa entre comunidade, universidades, governos e empresas. São abordados temas como criatividade, coparticipação, arte, diversidade, inclusão e inovação. 

Para assistir a palestra, clique aqui.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods