Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Na estreia, Filha do Senhor Nebuloso encanta crianças de todas as idades no Teatro Univates

Postado as 03/12/2019 22:18:39

Por Nicole Morás

Nicole Morás

A perda, a busca e a centralidade da figura do professor motivam o enredo da peça A filha do Senhor Nebuloso, que o Grupo de Teatro da Univates estreou nesta terça-feira, 3, no Teatro Univates. A primeira montagem infantil do grupo, que comemora 15 anos, é alusiva aos 50 anos de ensino superior na região e às comemorações do cinquentenário da Instituição.

Escrito pelas estudantes do curso de Letras Camila Fonseca e Carolina Werlang, o espetáculo conta a história de duas crianças, Íris e Hélio, que iniciam uma jornada à procura de algo importante que o pai da menina, o Senhor Nebuloso, perdeu. Pelo caminho, personagens inusitados são apresentados, como o Doutor Roberto das Dores, a excêntrica Madame Bendita e o famoso advogado Doutor Pomposo.

Nicole Morás

Mas é com a professora que anuncia no jornal a doação de livros que as crianças desvendam o mistério do que o Senhor Nebuloso perdeu.

Nessa trajetória, sua filha acabou se deparando com o próprio passado, com um livro e uma história repleta de amor que fazem o público refletir sobre a sua própria vida e na felicidade contida nas pequenas coisas.

Nicole Morás

Na plateia, crianças de todas as idades se divertiram e se emocionaram com a peça. Os irmão Rafaela e Bernardo Kirst amam teatro e não perderam a oportunidade de assistir à apresentação. Para Rafaela, a parte mais interessante foi da secretária que não vende adubo, interpretada pela sua professora de inglês. Já Be, como gosta de ser chamado, gostou de saber da busca pelo júbilo. 

A montagem teve ainda a participação de estudantes do curso de Design de Moda, na elaboração dos figurinos, e de Estética e Cosmética, na maquiagem dos personagens. O peça é dirigida por Pablo Capalonga.

Orquestra Colégio Gustavo Adolfo e Univates

Antes mesmo da estreia da peça, quem estava no Centro Cultural Univates já respirava arte. Entre a Biblioteca e o Teatro Univates foi assinado o convênio que deu início às atividades da Orquestra Colégio Gustavo Adolfo e Univates. Na cerimônia, o diretor do Colégio Gustavo Adolfo Edson Wiethölter lembrou do surgimento da Orquestra em 1997, quando ele foi o primeiro maestro. Wiethölter comemorou esse novo passo e manifestou o desejo de vê-la transformada em uma filarmônica na próxima década.

Nicole Morás

O pró-reitor administrativo da Univates, Oto Roberto Moerschbaecher acrescentou sua vontade de ver isso acontecer em menos de 10 anos. “Somos do tamanho dos nossos sonhos e isso ainda não é proibido; é o primeiro passo para se tornar concreto. Desejo que a gente possa abrir coração e percepção para compreender que a cultura é um tremendo capital que a sociedade pode produzir”, ensejou ele. 

Em acréscimo, a coordenadora da área de artes da Univates, professora Rosiene Haetinger afirmou que, com o convênio, agora estudantes da educação básica e universitários poderão se unir pela música. Mais informações sobre a Orquestra Colégio Gustavo Adolfo e Univates podem ser obtidas pelo e-mail cultura@univates.br.

Tom Cavalcante se apresenta no sábado

O humorista Tom Cavalcante apresenta o espetáculo “Todos os Toms” no próximo sábado, dia 7 de dezembro, a partir das 21h, no Teatro Univates. Os ingressos variam de R$ 30,00 a R$ 80,00 e podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Univates ou on-line em www.blueticket.com.br. Em caso de dúvidas sobre a apresentação, contate o Teatro Univates pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5949, ou pelo e-mail bilheteria@univates.br. A atração é promovida pela Los Gringos Produtora de Humor.