Na estreia, Filha do Senhor Nebuloso encanta crianças de todas as idades no Teatro Univates

Postado as 03/12/2019 22:18:39

Por Nicole Morás

Nicole Morás

A perda, a busca e a centralidade da figura do professor motivam o enredo da peça A filha do Senhor Nebuloso, que o Grupo de Teatro da Univates estreou nesta terça-feira, 3, no Teatro Univates. A primeira montagem infantil do grupo, que comemora 15 anos, é alusiva aos 50 anos de ensino superior na região e às comemorações do cinquentenário da Instituição.

Escrito pelas estudantes do curso de Letras Camila Fonseca e Carolina Werlang, o espetáculo conta a história de duas crianças, Íris e Hélio, que iniciam uma jornada à procura de algo importante que o pai da menina, o Senhor Nebuloso, perdeu. Pelo caminho, personagens inusitados são apresentados, como o Doutor Roberto das Dores, a excêntrica Madame Bendita e o famoso advogado Doutor Pomposo.

Nicole Morás

Mas é com a professora que anuncia no jornal a doação de livros que as crianças desvendam o mistério do que o Senhor Nebuloso perdeu.

Nessa trajetória, sua filha acabou se deparando com o próprio passado, com um livro e uma história repleta de amor que fazem o público refletir sobre a sua própria vida e na felicidade contida nas pequenas coisas.

Nicole Morás

Na plateia, crianças de todas as idades se divertiram e se emocionaram com a peça. Os irmão Rafaela e Bernardo Kirst amam teatro e não perderam a oportunidade de assistir à apresentação. Para Rafaela, a parte mais interessante foi da secretária que não vende adubo, interpretada pela sua professora de inglês. Já Be, como gosta de ser chamado, gostou de saber da busca pelo júbilo.

A montagem teve ainda a participação de estudantes do curso de Design de Moda, na elaboração dos figurinos, e de Estética e Cosmética, na maquiagem dos personagens. O peça é dirigida por Pablo Capalonga.

Orquestra Colégio Gustavo Adolfo e Univates

Antes mesmo da estreia da peça, quem estava no Centro Cultural Univates já respirava arte. Entre a Biblioteca e o Teatro Univates foi assinado o convênio que deu início às atividades da Orquestra Colégio Gustavo Adolfo e Univates. Na cerimônia, o diretor do Colégio Gustavo Adolfo Edson Wiethölter lembrou do surgimento da Orquestra em 1997, quando ele foi o primeiro maestro. Wiethölter comemorou esse novo passo e manifestou o desejo de vê-la transformada em uma filarmônica na próxima década.

Nicole Morás

O pró-reitor administrativo da Univates, Oto Roberto Moerschbaecher acrescentou sua vontade de ver isso acontecer em menos de 10 anos. “Somos do tamanho dos nossos sonhos e isso ainda não é proibido; é o primeiro passo para se tornar concreto. Desejo que a gente possa abrir coração e percepção para compreender que a cultura é um tremendo capital que a sociedade pode produzir”, ensejou ele.

Em acréscimo, a coordenadora da área de artes da Univates, professora Rosiene Haetinger afirmou que, com o convênio, agora estudantes da educação básica e universitários poderão se unir pela música. Mais informações sobre a Orquestra Colégio Gustavo Adolfo e Univates podem ser obtidas pelo e-mail cultura@univates.br.

Tom Cavalcante se apresenta no sábado

O humorista Tom Cavalcante apresenta o espetáculo “Todos os Toms” no próximo sábado, dia 7 de dezembro, a partir das 21h, no Teatro Univates. Os ingressos variam de R$ 30,00 a R$ 80,00 e podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Univates ou on-line em www.blueticket.com.br. Em caso de dúvidas sobre a apresentação, contate o Teatro Univates pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5949, ou pelo e-mail bilheteria@univates.br. A atração é promovida pela Los Gringos Produtora de Humor.