Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Fernanda Kaingáng e Diego Hernandez abordarão as (re)existências dos povos indígenas no Simpósio Diálogos da Contemporaneidade

Postado as 12/04/2023 15:09:08

Por Paulo Émerson Cardoso da Silva

Divulgação

O oitavo Simpósio Internacional Diálogos da Contemporaneidade, que tem como tema "Descolonialidades: vozes, territórios e existências ", acontece entre os dias 17 e 19 de abril de 2023. No dia 17, a partir das 20h, será realizada a abertura do evento com a drag queen, professora, filósofa, palestrante e youtuber Rita von Hunty. A instituição convida alunos da graduação, pós-graduação, professores, artistas, profissionais das diversas áreas do saber e demais interessados a prestigiarem o evento. 

No dia seguinte, 18 de abril, a partir das 19h30min, também no Teatro Univates, a advogada e doutoranda Fernanda Kaingáng e o professor Diego Maurício Hernandez, da Corporación Universidad de la Costa, da Colômbia, realizam a conferência “Diálogos com povos indígenas: (re)existências a partir do pensamento identitário”. Esse painel tem como objetivo, valorizar e reconhecer os conhecimentos e as contribuições dos povos indígenas, para os diferentes aspectos das comunidades circundantes, além de enfatizar a importância de respeitar a complexidade dos indígenas. Clique neste link para realizar sua inscrição gratuita na palestra do dia 18 de abril e nas demais atividades da semana. 

Conheça os convidados do Diálogo no dia 18

Divulgação

Fernanda Kaingáng

Nascida em Tapejara, na aldeia indigena Carreteiro, no Rio Grande do Sul, após estudar no ensino público e no privado, dentro e fora da aldeia indígena, Lucia Fernanda Inácio Belfort Sales (mais conhecida como Fernanda Kaingáng) iniciou a graduação em Direito na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí. Após, com muita vontade e dedicação para ir além, iniciou o mestrado em Direito Público na Universidade de Brasília. É a primeira advogada Kaingang do Sul e a primeira indígena mestre do país. Atualmente é doutoranda em Patrimônio Cultural e Propriedade Intelectual pela Universidade de Leiden, nos Países Baixos. É especialista em povos indígenas na América Latina e em proteção  do patrimônio cultural, material e imaterial, em diferentes órgãos das Nações Unidas, a exemplo da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (Ompi) e da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB).

Lucas George Wendt

Diego Maurício Hernandez

Graduado e pós-doutor em Direito pela Universidade Nacional da Colômbia, mestre e doutor em Filosofia com conhecimento e experiência na implementação de projetos sociais, Diego Maurício Hernandez atua na Universidad de La Costa, com temas humanitários, através das disciplinas Filosofia do Direito, Ética profissional e Direito humano internacional.

Foi coordenador do projeto "Viabilidade de um diálogo humanitário na Colômbia" e participou de atividades de pesquisa e de desenvolvimento sobre a situação dos Direitos Humanos nas regiões de maior conflito. Seu reconhecimento na área é materializado com prêmios dos quais é vencedor, entre eles o prêmio de doutorado “La plus grande distinction”, de 2015, e o prêmio de mestrado “Tesis meritoria”, da Universidade Nacional da Colômbia, em 2010.

Logo ods