Como é a faculdade de Administração de Empresas?

Postado as 03/01/2020 08:36:28

Por Lais Pontin Matos

Você sabe como é uma faculdade de Administração de Empresas? Muitas pessoas acreditam que o ofício de administrador só pode ser exercido por quem já é dono do próprio negócio. Mas isso não é verdade! Se você sempre pensou que leva jeito para organizar e administrar projetos, fique com a gente que vamos desconstruir mitos que causam dúvidas aos futuros estudantes. Elaboramos um pequeno dicionário com algumas explicações sobre o modo de funcionamento do curso. Nosso bê-á-bá é superdescomplicado e gostoso de ler. Quer tirar a prova? 📖💬

M de matérias (que compõem o currículo do curso) 📓✏️

Geralmente as primeiras matérias que compõem a grade curricular de um curso de Administração de Empresas constituem-se de conteúdos mais abrangentes. Além de estudar cálculo, estatística e informática, os alunos aprofundam-se em noções de psicologia e em aspectos relacionados à gestão de organizações, por exemplo.

Ao longo da faculdade, as matérias tornam-se específicas, e os acadêmicos do curso de Administração de Empresas podem até escolher os conteúdos sobre os quais desejam se debruçar minuciosamente. A graduação oferece formação generalista aos alunos: isso quer dizer que os administradores saem da universidade dominando um pouco de cada área de seu campo de estudos.

O que vou estudar? 📝🤓

🔎 Gestão de pessoas: nessa matéria os acadêmicos aprendem conceitos e teorias relacionados à valorização das pessoas no ambiente organizacional. A disciplina aborda, por exemplo, aspectos da cultura das instituições (como hábitos, normas e crenças) e algumas noções de marketing estratégico.

🔎 Gestão de processos: a disciplina objetiva apresentar aos futuros administradores ferramentas e recursos importantes para analisar, definir, otimizar, monitorar e controlar processos de negócios. Além disso, a matéria capacita os estudantes para que eles possam medir e melhorar o desempenho de processos de negócios interdependentes. Chique, não é?

🔎 Finanças: nessa matéria os acadêmicos aprendem a lidar, da forma mais consciente possível, com o dinheiro que entra e sai das empresas das quais são donos. Os estudantes aprofundam-se em noções relacionadas a tributos e impostos, contas-correntes e investimentos, por exemplo.

🔎 Técnicas de gestão empresarial: na disciplina os estudantes aprendem a elaborar conjuntos de ações e estratégias capazes de manter o funcionamento satisfatório das organizações.

15 aplicativos que vão te ajudar na hora de estudar

E de estágio remunerado 💼💰

Nicole Morás

A possibilidade de estágios remunerados existe durante a realização da faculdade de Administração de Empresas. Os acadêmicos podem participar de inúmeras oportunidades candidatando-se a vagas de emprego relacionadas ao seu campo de estudos.

Geralmente os profissionais em formação são orientados e supervisionados por administradores que já possuem vasta experiência na área. Chegar preparado ao mercado de trabalho é um baita diferencial, sabia? Aposte nisso!

Plataforma de Carreira: já conhece?

T de o tão temido Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) 😱🤔

Elise Bozzetto

Mesmo quem ainda não ingressou no ensino superior já deve ter ouvido falar a respeito do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que é exigido na maioria das universidades brasileiras para a obtenção do grau acadêmico.

Para o pessoal de Administração, o TCC (que nem é tão terrível como dizem, acredite) funciona mais ou menos assim: os alunos elegem um tema com o qual se identificam dentro da sua área de estudos e, depois de realizarem pesquisa aprofundada sobre ele, produzem uma monografia ou um artigo científico expondo pontos de vista e conclusões a respeito da investigação. Os trabalhos de pesquisa dos acadêmicos são acompanhados de pertinho por professores orientadores, que têm a missão de auxiliar os estudantes durante a execução das tarefas.

I de intercâmbio acadêmico 🌍✈️

Já pensou que maravilha poder conhecer como funciona o ensino na sua área de formação em outra parte do mundo? A grande maioria das universidades do Brasil tem convênio com diferentes instituições em diversos países e, semestralmente, envia alunos para estudar no exterior.

Lais Pontin Matos

Seu sonho sempre foi realizar uma imersão internacional, mas ainda não conseguiu juntar grana suficiente para bancar sua estadia lá fora? Fique tranquilo e muito feliz: algumas universidades oferecem bolsas-auxílio a fim de ajudar os estudantes a se manterem financeiramente no país de destino. Existem bolsas que cobrem, por exemplo, o alojamento e as refeições dos acadêmicos. Oportunidades do tipo não batem à porta duas vezes. O que você está esperando para deixá-las entrar?

M de mercado de trabalho (que, aliás, é ótimo) 🎓✌

Nicole Morás

De acordo com informações do site Guia do Estudante, o mercado de trabalho para recém-formados em cursos de Administração de Empresas é ótimo. As áreas em que os administradores atuam profissionalmente são muitas: há a possibilidade de trabalhar, por exemplo, com finanças, marketing, informática, gestão de pessoas e operações em qualquer organização.

Ainda, se desejarem, os diplomados podem abrir seu próprio negócio para lidar com demandas que sempre quiseram solucionar.

V de vantagens da carreira 🤵🙌

Artur Dullius

Como já explicamos, a faculdade de Administração de Empresas é muito abrangente. Da mesma forma, o mercado de trabalho permite que os diplomados insiram-se em múltiplas áreas de atuação profissional. Uma das maiores vantagens da carreira é que os graduandos podem escolher em qual âmbito desejam desempenhar funções.

Tomara que o pequeno dicionário que elaboramos com muita dedicação tenha ajudado você a compreender como é a faculdade de Administração de Empresas. Algumas questões pertinentes ao curso não são tão difíceis de entender. Venha para a Univates e comece a decifrá-las agora mesmo. 🧐🤩