Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Conheça as trajetórias de sucesso de alunos e diplomados da Univates

Postado as 26/02/2021 17:04:34

Por Lais Pontin Matos, Lucas George Wendt e Nicole Morás

👏 Estando dentro ou fora da universidade, você pode correr atrás dos seus planos e realizá-los, sabia? Para provar que alunos e diplomados da Univates têm inúmeras chances de construir trajetórias de sucesso, reunimos, no post de hoje, três histórias que expõem as grandes conquistas de quem estuda ou já estudou por aqui. Inspire-se nelas para também traçar e atingir seus sonhos.

Estou formado (a), e agora? Conheça histórias de sucesso que podem te inspirar!

Divulgação/Univates

1) Projeto de alunos do curso de Design foi destaque no Prêmio Bornancini em 2020 🏆️

Em 2020, um projeto desenvolvido por alunos do curso de Design da Univates recebeu destaque no Prêmio Bornancini, evento bianual promovido pela Associação dos Profissionais em Design do RS (APDesign-RS). O trabalho, que conquistou a categoria Vencedor Ouro, foi escolhido entre 556 propostas inscritas de todo o Brasil. 

Concebido pelos alunos Melanie Sol Bruckner, Matteus Barroso e Gabriela Fensterseifer, o projeto Brincante foi pensado para o público infantil, que pode utilizar a estante e a casinha criadas para, por exemplo, guardar livros e brinquedos e pendurar fantasias. 

Divulgação

 

 

Melanie conta que foi uma honra tanto para ela quanto para os colegas serem agraciados com um prêmio como o Bornancini.

Foi uma sensação incrível sermos reconhecidos por um projeto com viés social, ao qual dedicamos esforço e carinho para que se tornasse real. Acreditamos que por meio do design pode-se instigar soluções focadas nas necessidades das pessoas, gerando um impacto positivo em suas vidas
comemora, provando que o início da construção de uma trajetória de sucesso ocorre, muitas vezes, ainda dentro da universidade.

2) Diplomados de Arquitetura e Urbanismo foram única equipe de brasileiros finalistas em competição internacional 🏗️

Uma equipe formada por quatro diplomados e um professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates foi a única equipe brasileira finalista do concurso Hyperloop Desert Campus, promovido pela Young Architects Competition em 2020. O desafio consistia na criação de um projeto para o centro de testes do Hyperloop, o meio de transporte futurista desenvolvido para ligar cidades e nações em uma velocidade que nem o avião conseguiria alcançar. Esse é um dos projetos do bilionário Elon Musk. 

Divulgação

Divulgação

Os diplomados Eduardo Felipe Possamai, Maira Bender, Marina Capalonga, Gustavo Luís Gorgen, Fernanda Royer Voigt e o professor Guilherme Osterkamp integram a equipe do STUDIO BR, responsável pela idealização do projeto que concorreu a Hyperloop Desert Campus. Para desenvolver o centro de testes, todos partiram da ideia de que a vida no deserto acontece debaixo da terra.

Assim sendo, foram concebidas três edificações que abrigam centro de treinamento, área expositiva e laboratórios para testes da nova tecnologia de transporte. A grande sacada foi utilizar os recursos escondidos abaixo do nível visível do deserto a fim de proporcionar conforto e eficiência aos visitantes e residentes do complexo.

Possamai comenta que os aprendizados da graduação foram muito importantes para que ele e seus colegas pudessem continuar trilhando uma trajetória de sucesso rumo a grandes feitos.

Acredito que participando de concursos temos a oportunidade de propor projetos diferentes do que no cotidiano. Permite ter acesso a temas e escalas que dificilmente teríamos, ao passo que dá experiência
acrescenta o diplomado.

3) Diplomada da Univates teve trabalho aprovado no periódico Journal of Global Fashion Marketing 📝

Divulgação

 

A partir de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a diplomada em Administração de Empresas Raquel Hauschild escreveu um artigo científico que foi publicado no Journal of Global Fashion Marketing, revista de renome internacional na área do Marketing de Moda. 

Intitulado “Tradition preservation through fashion consumption: contemporary clothes on gaucho traditionalist culture of the South of Brazil”, o artigo desenvolvido por Raquel destaca a possibilidade de preservar as tradições e a necessidade de realizar ajustes para adequar, por exemplo, as discussões sobre gênero na sociedade atual, que acabam por não estar corretamente representadas no legado cultural.

Já em seu TCC, a diplomada em Administração de Empresas analisou, por meio de entrevistas, como o pertencimento às tradições gaúchas estimula o consumo de peças de moda contemporânea. A pesquisa revelou que, apesar de ser possível fazer demonstrações do sentimento de ligação à cultura gaúcha por meio do uso de roupas e acessórios modernos, isso ainda é pouco comum. 

Na opinião de Raquel, o TCC potencializou sua trajetória de sucesso e permitiu que ela continuasse para além da sala de aula.

O trabalho é uma oportunidade muito boa para pesquisarmos sobre algum assunto que gostamos ou então nos dedicarmos a algo novo, explorarmos novos assuntos e nos desafiarmos. E mesmo depois da formatura a pesquisa pode gerar frutos…
finaliza a diplomada.