Univates sedia fórum regional sobre violência contra a mulher

Postado em 27/11/2012 08h46min

Por Tuane Eggers

Na próxima quinta-feira, dia 29, a Univates sediará o “Fórum Regional: a violência contra a mulher no Vale do Taquari – da individualidade à busca de parcerias para salvar vidas”. A atividade conta com o apoio do curso de Direito da Instituição e ocorre, a partir das 14h, no auditório do Prédio 7. O objetivo do evento é sensibilizar a comunidade da região para a problemática da violência doméstica e familiar contra a mulher.

Durante a atividade, será feita a apresentação de números da violência contra a mulher na 19ª Região Policial, dando visibilidade a um tema historicamente invisível. O evento também busca mostrar a importância da união em prol da Casa de Passagem, entidade que abriga mulheres vítimas de violência.

Conforme a coordenadora do evento, a delegada regional Elisabete Cristina Barretto Müller, que também leciona no curso de Direito da Univates, o dia 25 de novembro é o Dia Internacional pelo Fim da Violência Contra a Mulher. “A data foi escolhida numa homenagem às irmãs Mirabal, que foram brutalmente assassinadas na República Dominicana, simplesmente porque faziam oposição à ditadura daquele país”, conta.

Em todo o mundo, a partir do dia 25 de novembro, iniciam-se os 16 dias de ativismo pelo fim dessa violência, período que termina no dia 10 de dezembro, data em alusão ao Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A atividade também conta com o apoio do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) e do Conselho da Mulher de Lajeado.

O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade. Aos alunos do curso de Direito da Univates, a atividade também será computada como horas complementares. Inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/eventos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5363, ou pelo e-mail elisabetemuller@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Evento conta com apoio do curso de Direito da Univates