Alunas da Univates participam de congresso internacional em Cuba

Postado em 07/03/2013 13h28min

Por -

No último mês de fevereiro, duas alunas da Univates participaram do Congresso Internacional de Pedagogia 2013, realizado em Havana, Cuba. As estudantes Alissara Zanotelli, do curso de Pedagogia, e Michele Johann, do curso de Letras, apresentaram dois trabalhos desenvolvidos na pesquisa “As representações de uma comunidade escolar sobre alfabetização científica e letramento”.

Conforme as alunas, a ideia de participar do evento foi dada pela coordenadora do curso de Pedagogia, Angélica Vier Munhoz, em uma das reuniões da pesquisa. Elas contam que a participação proporcionou contato com pessoas de diversos países da América Latina. “O diálogo foi um aliado, pois conversando conhecemos ainda mais a educação em nossa América. Conhecemos o sistema de educação básica, a formação dos educadores e o que determinado país propõe atualmente para o ensino. Não somente Cuba, mas também Venezuela, Equador, Chile, México, entre outros”, explicam.

As alunas perceberam que os professores procuram ensinar nas escolas os valores cívicos e a responsabilidade de servir o país. Em Cuba, todas as escolas são públicas e as crianças de pré-escola até o Ensino Médio, lá chamado de pré-universitário, usam uniformes. A partir dos nove anos, é oferecido no turno inverso um curso em um instituto chamado Palácio de Pioneiros. Nele aprendem sobre determinada profissão, aquela que irão exercer.

Conhecendo os cubanos, as acadêmicas afirmam que perceberam melhor sua cultura, principalmente musical. Elas contam que pelas ruas há músicos que tocam canções típicas do país, utilizando instrumentos de percussão como a maracá e a clave, facilmente encontradas em tendas cubanas.

Alissara e Michele ressaltam que todos os cubanos foram extremamente gentis e hospitaleiros, sempre dispostos a responder perguntas e curiosos para conhecer a cultura brasileira. “Conhecer outra cultura sempre faz crescer o espírito”, completam.

Alissara Zanotelli e Michele Johann apresentaram dois trabalhos no evento