Univates recebe inovadores equipamentos para a área da saúde

Postado em 16/04/2013 17h12min

Por Tuane Eggers / Daiana Gomes Denardi

A Univates adquiriu, recentemente, inovadores equipamentos para aprimorar cada vez mais a formação dos estudantes da área da saúde. São dois simuladores de situações clínicas, um adulto e um bebê, que integram o Laboratório de Habilidades I. O objetivo dos equipamentos é simular diversas situações clínicas humanas, de uma forma muito próxima das situações que serão vivenciadas pelos alunos em atendimentos reais.

Os simuladores são manequins com o peso médio de um adulto e de um bebê, e reproduzem situações como respiração, secreção nasal, choro, crises convulsivas, crises de asma, hemorragia arterial e venosa, dreno de tórax bilateral, pneumotórax bilateral, entre outros. O equipamento é composto de três elementos: o simulador, o monitor multiparâmetro e o desk note. Todas as simulações são controladas pelo desk note, por wireless, geralmente monitorado pelo professor, que fica próximo aos estudantes, apenas observando a situação.

Conforme a coordenadora do laboratório e docente dos cursos de Enfermagem e Farmácia, Ioná Carreno, o objetivo dos equipamentos é avaliar e discutir mais do que a técnica utilizada nos procedimentos, mas, principalmente, a conduta e o comportamento dos estudantes nessas situações. “Com a chegada dos simuladores ganhamos muito, pela possibilidade de colocar o acadêmico em uma situação muito próxima da real, que ele irá encontrar em sua atividade profissional. E, a partir dessa situação, ele poderá discutir e readequar sua conduta para que, quando vivencie a situação real, esteja preparado e sua margem de erro seja quase nula”, explica a professora.

Na atividade, os professores poderão formar grupos de estudantes em um cenário previamente montado, de acordo com suas necessidades e os conteúdos que estão ensinando. O software dos equipamentos trabalha com três áreas interligadas: fisiologia, farmacologia e hemodinâmica. Dessa forma, ele pode se organizar automaticamente de acordo com a proposta. Por exemplo, após determinados procedimentos, a pressão dos simuladores pode aumentar ou diminuir, bem como o padrão respiratório, entre outros aspectos.

Os simuladores possuem baterias com duração de quatro horas, possibilitando que as atividades também sejam feitas fora do laboratório. Além disso, eles armazenam as informações das ações feitas pelos estudantes durante o procedimento, gerando um relatório de atividades e de parâmetros (como pressão sanguínea, respiração, entre outros) para avaliação posterior.

Na última semana, professores e funcionários da Instituição receberam instruções de um técnico de São Paulo sobre os equipamentos. A previsão é de que, a partir do mês de maio, os estudantes dos cursos da área da saúde já possam utilizar os simuladores. Os professores aptos a utilizarem os equipamentos também podem visitar o local e elaborar algumas ações para serem aplicadas nas aulas.

Saiba mais sobre o Laboratório de Habilidades I

Composto por três ambientes - Laboratório de Simulação de Ambiente Hospitalar, Laboratório de Simulação de Urgência e Emergência e Laboratório de Simulação de Consulta - o espaço permite aos acadêmicos contato constante com o ambiente de trabalho. Nele, além de aprenderem a desenvolver habilidades e competências próprias da profissão escolhida, estudantes e professores discutem e refletem sobre elas.

Segundo a coordenadora Ioná, a Univates vem evoluindo e buscando a modernização. “Para os acadêmicos dos cursos da área da saúde que a Instituição tem hoje, incluindo os dos cursos técnicos, esse ambiente é maravilhoso. O estudante tem à disposição um espaço amplo, atualizado, com todo material novo e em funcionamento”, explica.

Para o acadêmico do curso de Biomedicina e funcionário do Laboratório, Alessandro Martins, os laboratórios são ferramentas muito importantes para a formação dos acadêmicos. “Aqui é o espaço onde se treina para ser um profissional. Eu, como estudante, vejo que, quanto melhor você se sair nesses laboratórios de treinamento, melhor vai se sair no mercado de trabalho”, acrescenta.

A comunidade pode visitar o Laboratório, sempre com orientação de um professor ou de um funcionário. O agendamento deve ser feito pelo e-mail labenfermagem@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5427.

Texto: Tuane Eggers / Daiana Gomes Denardi

Simuladores de situações clínicas, um adulto e um bebê, integram o Laboratório de Habilidades I