Laboratório de Soldagem é novidade no Prédio 17

Postado em 08/08/2013 10h22min

Por Ronaldo Ely Rempel

A partir deste semestre, os acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecânica e de Engenharia de Produção da Univates contam com um novo espaço de aprendizagem: o Laboratório de Soldagem. Localizado no Prédio 17, o ambiente possui máquinas com tecnologia avançada, capazes de executar a soldagem de materiais como aço, alumínio, aço inoxidável, latão, ferro fundido, entre outros.

O ambiente receberá as aulas práticas das disciplinas de Fundição e Soldagem e de Técnicas de Fabricação Metal-Mecânica e Moveleira. A criação desse espaço tem por objetivo proporcionar aos estudantes um ambiente tecnológico, deixando-os aptos a exercer a profissão, além de melhor qualificá-los para o mercado de trabalho.

Segundo o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, professor Ronaldo Tremarin, o processo de soldagem é um dos processos de fabricação mais difundidos no Brasil e no mundo. Desde 1920, ele permite a fabricação de estruturas metálicas de prédios, pontes, carros, caminhões, aviões, máquinas agrícolas, além de diversas outras máquinas, em todos os segmentos industriais, desde off shore (indústria de petróleo) até a soldagem de micro componentes. “A retomada do crescimento industrial em algumas regiões do país e a procura por pessoas especializadas no processo de soldagem permitem grande valorização do profissional, pois são escassos aqueles com essas habilidades”, salienta o professor.

Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas pelo site www.univates.br/graduacao ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.

Texto: Ronaldo Ely Rempel

Máquinas são capazes de executar a soldagem de materiais como aço, alumínio, aço inoxidável, latão, entre outros

Ronaldo Ely Rempel

Ambiente possui máquinas capazes de executar a soldagem de materiais como aço, alumínio, aço inoxidável, latão, entre outros